Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 01/08/2000
Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ALEXANDRE JOSE BARBOSA LIMA SOBRINHO.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA ALEXANDRE JOSE BARBOSA LIMA SOBRINHO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/08/2000 - Página 15479
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, BARBOSA LIMA SOBRINHO, JORNALISTA, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, IMPRENSA, DEFESA, DEMOCRACIA, ETICA, BRASIL.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a igualdade é um dos pressupostos básicos da democracia e quando não é atendida coloca em risco a democracia. Aproximadamente com essas palavras, Barbosa Lima Sobrinho iniciou o seu último artigo, publicado logo após o seu falecimento.
Como salientaram os Senadores Pedro Simon e Roberto Saturnino, Barbosa Lima Sobrinho foi a grande âncora, o grande farol que iluminava e apontava os caminhos da civilidade para todos nós brasileiros.
Sr. Presidente, eu gostaria de destacar o quão importante foi Barbosa Lima ao apontar que o capital se faz em casa e que, para que haja o crescimento bem fundamentado de um país, faz-se necessário estar atento para que a poupança seja sobretudo nacional e para que o desenvolvimento se realize, ainda que com a colaboração do capital estrangeiro, mas com o próprio esforço nacional. O seu livro sobre o assunto destaca, com base em fundamentos históricos, o exemplo daquela nação.
Barbosa Lima Sobrinho foi um dos mais veementes críticos da reeleição e da iniciativa do Presidente Fernando Henrique Cardoso de quebrar uma norma que fez parte de todas as Constituições do período republicano brasileiro: de não permitir o direito de reeleição do Chefe do Executivo. Ele chamou a atenção, inúmeras vezes, que não seria saudável para o Brasil o direito de reeleição. Felizmente, hoje, são inúmeras as pessoas, inclusive uma grande parte do Congresso Nacional, que começam a aprender com as lições de Barbosa Lima Sobrinho, à luz da própria experiência, segundo a qual não têm sido positivos os casos de reeleição. Avalio que precisamos reverter esta instituição.
Mas, em especial, são as lições de Barbosa Lima Sobrinho sobre as normas e princípios éticos que precisam ser observadas na vida pública e que hoje se tornam extremamente importantes para todos nós brasileiros.
Nessa campanha eleitoral que acontece em todos os municípios brasileiros, a questão ética se torna extremamente importante em função dos problemas que já ocorreram no Brasil nos últimos anos. E a voz de Barbosa Lima Sobrinho será sempre lembrada, pelas suas recomendações e conselhos ao longo dos seus extraordinários 103 anos de vida e de lições para todos nós.