Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

JUSTIFICATIVA A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DE CPI DAS ONG.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).:
  • JUSTIFICATIVA A APRESENTAÇÃO DE REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DE CPI DAS ONG.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2000 - Página 15617
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, INTERFERENCIA, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), SITUAÇÃO, INDIO, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, no mês de junho, alguns Senadores ocupamos a tribuna para denunciar algumas organizações não-governamentais. Lembro-me do discurso pronunciado pelo Senador Gilberto Mestrinho, que, inclusive, fez uma separata de ONGs estrangeiras. Naquela oportunidade S. Exª assim se referiu àquelas organizações: “Eles não querem o nosso bem, querem os nossos bens”. Acabei dizendo da tribuna, Sr. Presidente, que iria requerer uma comissão parlamentar de inquérito.

Ao final do mês de junho, o Senador Mozarildo Cavalcanti e eu buscamos as assinaturas competentes e, além das vinte e sete, conseguimos mais oito. Conseguimos, portanto, trinta e cinco assinaturas para investigar a atuação da organização não-governamental Associação Amazônia, que foi denunciada pela aquisição irregular de uma área superior a 172 mil hectares de terras públicas no sul do Estado de Roraima e - é ao que venho, Sr. Presidente - apurar a interferência das ONGs nas questões indígenas, ambientais e de segurança nacional, sobretudo daquelas que atuam na Região Amazônica.

Sr. Presidente, é preciso distinguir as ONGs que prestam serviço daquelas que se locupletam à custa do povo amazônico. A propósito das ONGs, lembro-me de uma frase de que o Senador Mozarildo Cavalcanti gostou muito: “Algumas têm fachada de catedrais, mas têm fundos de bordel.”

            Aqui está, Sr. Presidente, o requerimento com as trinta e cinco assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito, pedindo o prazo de 180 dias, composta de onze membros e de sete suplentes. De forma inteligente, sem falsa modéstia, não quisemos apresentar esse requerimento no final do mês de junho, porque senão perderíamos trinta dias em razão do recesso.

            Com isso, Sr. Presidente, vamos apurar o que se passa em nosso país, sobretudo em nossa região. Pedimos a V. Exª que determine as medidas que se fazem necessárias. Tenho certeza de que V. Exª, Sr. Presidente, se incorporará a essa Comissão Parlamentar de Inquérito porque ela é da mais alta relevância para o País. Encaminho o requerimento a V. Exª com a documentação necessária.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2000 - Página 15617