Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

NECESSIDADE DE INCLUSÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO PLANO DE APOIO AOS ESTADOS DE MENOR DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • NECESSIDADE DE INCLUSÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO PLANO DE APOIO AOS ESTADOS DE MENOR DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2000 - Página 15616
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), CRITICA, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, INCLUSÃO, AREA, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), PROGRAMA, APOIO, POPULAÇÃO CARENTE, BUSCA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
  • COMENTARIO, EXPECTATIVA, REUNIÃO, CONGRESSISTA, PEDRO PARENTE, MINISTRO, CHEFE, CASA CIVIL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, OBJETIVO, AVALIAÇÃO, MOTIVO, AUSENCIA, INCLUSÃO, AREA, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PROGRAMA, APOIO, POPULAÇÃO CARENTE.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG. Para uma comunicação inadiável.) – Muito obrigado.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, publicou, hoje, a seguinte manchete: Opinião – O IDH 14 e a Exclusão de Minas , referindo-se à não inclusão do meu Estado no Plano de Apoio aos Estados de Menor Desenvolvimento Humano, anunciado recentemente pelo Governo Federal.  

Ocorre, Sr. Presidente, que hoje às 17h, os Parlamentares mineiros, Senadores e Deputados de todos os Partidos, teremos um encontro com o Ministro Chefe da Casa Civil, Pedro Parente, no Palácio do Planalto, com o objetivo de examinar os motivos da não inclusão da região mineira da Sudene nesse plano de índice de desenvolvimento humano.  

É claro, Sr. Presidente, que, se considerarmos Minas Gerais como um todo, com quase 900 municípios, incluindo suas regiões ricas, o Estado não seria classificado como de menor desenvolvimento humano. Mas a verdade é que Minas tem uma região integrada à SUDENE, definida em lei, votada pelo Congresso Nacional, por inspiração do Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira. Já depois na nossa presença aqui, o Vale do Jequitinhonha também foi incluído na Sudene.  

Após a divulgação do plano governamental, venho recebendo manifestações de preocupação da parte de várias lideranças do Norte de Minas, inclusive do prefeito de Montes Claros, Jairo Ataíde.  

O que não podemos compreender, Sr. Presidente, é que Minas Gerais possa ser excluída. Somos, juntamente com a população do Nordeste, quase cinqüenta milhões de brasileiros e também temos direito ao desenvolvimento e ao progresso econômico e social. O que defendo nesta hora, Sr. Presidente, é que toda a área de atuação da Sudene, que abrange dez estados - nove deles considerados neste plano -, seja contemplada de forma a incluir o Estado de Minas Gerais.  

Faço um apelo a todos os estados do Nordeste: é preciso que todos nós nos unamos no sentido de que toda a região da Sudene seja incluída nesse programa do Governo Federal, que conta com verbas superiores a R$11 bilhões.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2000 - Página 15616