Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO COM O PROGRAMA GLOBO RURAL, DO DIA 6 DE AGOSTO ULTIMO, SOBRE A CHEGADA DE IMIGRANTES PARANAENSES AO MUNICIPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS, NO ESTADO DE RONDONIA.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REGOZIJO COM O PROGRAMA GLOBO RURAL, DO DIA 6 DE AGOSTO ULTIMO, SOBRE A CHEGADA DE IMIGRANTES PARANAENSES AO MUNICIPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS, NO ESTADO DE RONDONIA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2000 - Página 16510
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, PROGRAMA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DOCUMENTAÇÃO, IMIGRAÇÃO, AGRICULTOR, ESTADO DO PARANA (PR), MUNICIPIO, ALTO ALEGRE DOS PARECIS (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), AGRADECIMENTO, NELSON ARAUJO, JORNALISTA.
  • ELOGIO, TRABALHO, PRODUTOR RURAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), IMPORTANCIA, COOPERATIVA DE CREDITO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, REGISTRO, AUMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE.

O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com grande alegria que registro o programa do "Globo Rural" levado ao ar em sua edição do último domingo, dia 6 de agosto. A matéria recuperava informações de um outro programa de mais de dez anos atrás, e que documentara a chegada de imigrantes paranaenses às terras do hoje Município de Alto Alegre dos Parecis.  

A felicidade que se viu nos rostos dos novos rondonienses, a alegria de suas falas, o alvoroço dos jovens e crianças no churrasco comemorativo da nova visita da equipe do "Globo Rural" à fazenda Nossa Senhora da Aparecida, de propriedade do Geraldo Cândido da Silva Filho, deixou à todos os ouvintes da Globo, com as lágrimas despontando no canto dos olhos e a voz presa na garganta.  

E não era para menos. Todos nós de Rondônia estamos acostumados, estamos com o "lombo curtido" das críticas – as justas e as injustas – que o nosso estado recebe. Uma hora é a Rondônia que devasta os seus ricos recursos naturais, que faz as queimadas enormes e que destrói a sua biodiversidade. Em um outro momento o tema das acusações é a violência no campo que gera intranqüilidade e mortes, como a registrada em 9 de agosto de 1995 ocorrida na Fazenda Santa Elina, tristemente divulgada pela imprensa nacional e até internacional como o "Massacre de Corumbiara".  

Mas tudo isso deve ser relevado a um plano secundário. O povo de Rondônia tem demonstrado através do intenso trabalho, a sua capacidade de superar desafios e dar também bons exemplos. Aproveito da oportunidade para dizer que somos reconhecidos à divulgação positiva da atividade produtiva dos agricultores de Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia, Alta Floresta D’Oeste, e Parecis. O Geraldo Cândido da Silva Filho, com sua numerosa família, no seu lote de 100 hectares de terras, Sítio Nossa Senhora Aparecida, possui 100 mil pés café conilon, do qual o Estado de Rondônia é o segundo produtor nacional com 1,5 milhão de sacas de café beneficiado. A área da fazenda do "seu" Geraldo, produziu 400 sacas de café, comercializado ao preço de R$75,00/saca.  

O jovem casal, filha do "seu" Geraldo, casada com um ex-caminhoneiro, também migrante, plantaram e colheram uma safra de feijão que "já dá para passar um ano sem preocupação". No município vizinho de Santa Luzia, o pecuarista Hilário Franco de Oliveira e sua esposa, Dona Dirce, cuidam da propriedade "Figueira", com uma área de terras de 224 alqueires (cerca de 560 hectares), onde criam l.200 cabeças de gado.  

Sr. Presidente, as atividades de agricultores como Geraldo, Hilarino e tantos outros, recebe o apoio do crédito da Cooperativa de Crédito Rural de Alto Alegre dos Parecis. Criada em 1997, a ALTOCREDI passou a operar com 36 contas correntes e um depósito de R$9.600,00. O número hoje registrado é de 120 associados, que confiam na operosidade e correção do Presidente Edson de Souza Novelli e de sua diretoria.  

Sem a presença de bancos oficiais, a existência da cooperativa de crédito ALTACREDI, é absolutamente indispensável e necessária para o desenvolvimento da região. Aliás é importante registrar que esta atividade de cooperativas de crédito tem se demonstrado tão importante como vetor de desenvolvimento que se reuniram com outras Cooperativas de Crédito de Rondônia e do Acre, para fundar uma Central de Crédito que logo estará operando.  

Por último, uma palavra de fé e confiança na Prefeita de Alto Alegre dos Parecis, Vitória de Fátima Betelli da Silva, que dirige os destinos do município que foi criado em 22 de junho de 1994. Com uma área geográfica de 3.952 km² e uma população de 9.596 habitantes, tem na agricultura do café e do cacau as suas forças, complementadas pelo cultivo do arroz, do milho, do feijão. O café em 1998 produziu 2.244 sacas, é a maior contribuição econômica do município, que conta com um rebanho de 106 mil cabeças de bovinos.  

Sr. Presidente, se o meu Estado, Rondônia, desflorestou 23% de sua cobertura florestal inicialmente sem critérios; o fez para produzir alimentos e produtos industriais, e criar um rebanho, capazes de dar sustentação econômica à sua crescente população. O Estado de Rondônia contava em 1970 com 111 mil habitantes e certamente no censo do ano 2000 ultrapassará os 1.500.000 habitantes. Mas estamos crescendo com a responsabilidade de assegurar recursos para as futuras gerações. O meu Estado é o único que conta, na Região Norte, com o Zoneamento Socioeconômico Ecológico, concluído da 2ª Aproximação numa escala de 1:250.000 aprovado e transformado em Lei Estadual.  

Essa é a resposta, Sr. Presidente, que Rondônia vem dando aos ambientalistas de plantão, aos desavisados que imaginam poder barrar o nosso desenvolvimento e interromper nosso destino de Estado rico e pujante.  

Resta-me aqui portanto, em meu nome e em nome de todo o povo de Rondônia registrar o nosso agradecimento sincero aos dirigentes da Rede Globo de Rádio e Televisão , especialmente à equipe de Reportagem do Programa " Globo Rural " na pessoa do jornalista Nelson Araújo, pela reportagem a que me referi de início. Mais do que a reportagem, pelo resgate da verdade sobre Rondônia, nela contida.  

Muito obrigado.  

 

******Z¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2000 - Página 16510