Discurso durante a 118ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE NELSON DINNEBIER, PREFEITO DE GRAMADO - RS.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE NELSON DINNEBIER, PREFEITO DE GRAMADO - RS.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2000 - Página 18522
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, NELSON DINNEBIER, PREFEITO, MUNICIPIO, GRAMADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

            O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Bancada do Rio Grande do Sul pede a realização de um profundo voto de pesar pela morte do Dr. Nelson Dinnebier. Foi três vezes Prefeito de Gramado, um homem extraordinário, da maior competência, da maior dignidade e da maior seriedade, e, às vésperas de uma nova vitória, é surpreendido com um enfarte que lhe tira a vida.

Conheço a vida de Nelson Dinnebier. Lembro-me do momento em que entrei em sua casa para solicitar que ele aceitasse a candidatura do MDB à Prefeitura de Gramado. Lembro-me também da mágoa da sua família, que não queria que ele entrasse na política, mas lembro-me do bem que isso lhe fez. Lembro-me ainda do trabalho extraordinário que ele fez por Gramado, da revolução que ele causou na cidade, hoje respeitada e admirada não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil.

Nelson Dinnebier, pelo que pudemos constatar em várias administrações, pela sua competência extraordinária, pela sua dignidade, caráter e bondade, é um desses nomes que marcam presença na História do Brasil. Temos muitos Nelsons Dinnebier, mas infelizmente nem sempre lhes damos valor. São homens muitas vezes ocultos, que se dedicam com corpo, alma e sentimento à causa do municipalismo, à causa da sua cidade. Nelson foi um homem de bens; seus móveis de vime para exportação fizeram uma revolução. Ele criou uma indústria especial, de prestígio internacional. No entanto, nada o deixava mais emocionado, mais feliz, alegre e tranqüilo do que o período eleitoral, quando à frente da prefeitura andava pelo Brasil mostrando as obras que havia feito em Gramado, o festival, entre tantas outras iniciativas daquela cidade.

Perco eu um grande amigo, um amigo de grandes horas; perde Gramado um grande Prefeito; e perde a política um grande líder. Por isso, Sr Presidente, o nosso voto de profundo pesar pelo desaparecimento do meu querido e grande amigo Nelson Dinnebier.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2000 - Página 18522