Discurso durante a 130ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo décimo segundo aniversário de criação do Estado de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo décimo segundo aniversário de criação do Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2000 - Página 20068
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra hoje, Sr. Presidente, para fazer o registro em meu nome, em nome da Liderança do PSDB e em nome da Liderança do Governo: o Estado de Roraima completa 12 anos de criação. Parabenizo, pois, o Estado de Roraima e sua população pelos 12 anos de criação como Estado.

           Em 5 de outubro de 1988, eu, que era Governador do Território de Roraima, participei da solenidade que instituiu a nova Constituição brasileira do nosso País. E na Constituição era criado o Estado de Roraima, juntamente com o Estado do Tocantins e o Estado do Amapá.

Sem dúvida alguma, o Estado de Roraima cresceu muito nesses 12 anos e está encontrando o seu caminho. Ainda passa por enormes dificuldades, mas demonstra que pode ser um dos Estados onde se pratica justiça social com mais igualdade, com mais capacidade de trabalho e com mais produção. Temos lutado para dar continuidade e preservar os ideais daquela ocasião.

O Estado de Roraima é um Estado de fronteira agrícola, que se está iniciando. É um Estado novo formado por milhares de brasileiros. Temos pessoas vindas do Rio Grande do Sul, Estado que tem uma participação importante na consolidação de Roraima, porque, por meio de muitos moradores de Santa Maria, da Universidade de Santa Maria e de um campus avançado do Projeto Rondon, a população gaúcha pôde contribuir para a formação do nosso Estado, sendo hoje, inclusive, uma das vertentes culturais mais fortes do nosso Estado. Há contribuições importantes prestadas por intermédio do próprio Centro de Tradições Gaúchas - CTG. Também temos pessoas que vieram do Nordeste, capitaneados pela população do Maranhão, que, sem dúvida alguma, constitui uma importante força de trabalho no Estado de Roraima, produzindo, principalmente no interior, a agricultura de que o nosso Estado precisa. Brasileiros de todas as localidades foram para Roraima com o sonho de viver melhor, de melhorar as condições de sua família, de ter um pedaço de terra, constituir uma pequena empresa, enfim, de realizar o sonho de todos os cidadãos.

Nesse aniversário de 12 anos posso olhar para trás e ver que algumas batalhas foram vencidas, mas ainda existem muitos desafios a serem enfrentados.

Como Senador de Roraima, como uma das lideranças da oposição no Estado, como partícipe dessa luta que todos temos no Estado, quero aqui reafirmar a pujança de Roraima, a minha confiança no futuro do Estado. Um Estado que tem um povo trabalhador, um povo ordeiro e um povo responsável não pode ter outro futuro senão um futuro grandioso e promissor. Desejo, portanto, felicidades e parabéns a todos os habitantes de Roraima, a todas as pessoas que construíram o nosso Estado. Tenho certeza de que nos próximos anos estaremos aqui fazendo discursos, demonstrando a pujança e o caminho correto que o Estado vai trilhar.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 5/6/246:36



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2000 - Página 20068