Discurso durante a 135ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR NEY BRAGA.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR NEY BRAGA.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2000 - Página 20516
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, NEY BRAGA, EX SENADOR, EX MINISTRO DE ESTADO, EX GOVERNADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. ÁLVARO DIAS (PSDB - PR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, atuamos na política do Paraná sempre em lados opostos. Fomos historicamente adversários. Fiz questão de apresentar esse requerimento, prestando uma homenagem póstuma ao ex-Governador, ex-Senador e ex-Ministro Ney Braga, em função do relevante papel histórico desenvolvido por S. Exª na construção do nosso Estado do Paraná. Podemos discordar das suas posições políticas, mas forçosamente devemos reconhecer que foi o líder político mais importante deste século no Estado do Paraná. Foi o nome paranaense de maior projeção nacional, responsável inclusive pela organização da Administração Pública do nosso Estado. Deu os passos iniciais para um novo processo de desenvolvimento econômico e social, buscando opções diferenciadas de produção rural e industrial. Promoveu, sem dúvida, um momento auspicioso de desenvolvimento econômico no Paraná.

Ao final da sua trajetória política, quando estava eu exercendo o honroso mandato de Governador do Paraná, pude conhecê-lo mais de perto como pessoa cordial e de profunda sensibilidade política e humana.

Ney Braga dirigia a binacional Itaipu, e juntos pudemos realizar ações administrativas no oeste do Paraná, com políticas de desenvolvimento regional de apoio aos municípios lindeiros, com a presença da Hidrelétrica de Itaipu ao lado das ações dos programas de Governo empreendidas no meu Estado àquela época.

Era um ser humano capaz de respeitar os seus adversários. Portanto, um democrata que cumpriu o seu papel, e não nos cabe aqui questioná-lo no momento histórico do autoritarismo em nosso País. Ao fim da sua trajetória, ele deixa uma inegável folha de serviços prestados à população do Paraná. Não poderia deixar de destacar, finalmente, a sua postura de dignidade, honradez e decência de homem probo. Jamais pesou contra ele denúncia que pudesse manchar, no plano da moralidade, a sua trajetória de político de bem.

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, prestamos a nossa homenagem póstuma a quem realmente exerceu com competência a função de líder maior do Estado do Paraná, pelo menos, durante os últimos 50 anos. À sua família, apresentamos os nossos sentimentos mais profundos de pesar. Certamente, as lições herdadas haverão de ser o estímulo maior para aqueles que ficam na continuidade da história de quem se foi, mas deixou, sem dúvida, exemplos a serem seguidos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2000 - Página 20516