Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à TV Senado pela ampliação do alcance de suas transmissões para mais de cinco mil municípios

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Saudação à TV Senado pela ampliação do alcance de suas transmissões para mais de cinco mil municípios
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2000 - Página 21027
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, AMPLIAÇÃO, ALCANCE, CIDADÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, TELEVISÃO, VIABILIDADE, MAIORIA, MUNICIPIOS, TERRITORIO NACIONAL, ACESSO, TRANSMISSÃO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MESA DIRETORA, PRESIDENTE, SECRETARIO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, MODERNIZAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SENADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, registro, com enorme alegria, uma conquista do Poder Legislativo neste momento, que é a presença da TV Senado e dos meios de comunicação do Senado a um maior alcance do cidadão brasileiro. Neste momento, dentro deste Parlamento, há uma interação efetiva dos cidadãos brasileiros, nos mais distantes pontos do Brasil, que podem acompanhar os Senadores nos debates democráticos, percebendo o avanço do processo legislativo, do papel fiscalizador e da concepção do papel do Estado, destacando-se a responsabilidade com a ética na política.

Estamos inaugurando, dentro do Congresso Nacional, uma nova conquista dos meios de comunicação do Senado Federal, que, de maneira ímpar, têm sido dirigidos e coordenados pelo Secretário de Comunicação, que merece um registro de respeito, de consideração e de admiração, o Dr. Fernando César Mesquita.

Gostaria de informar à população brasileira, neste momento, que a Rádio Senado, em ondas AM, alcançará uma capacidade de transmissão de 50 Kw daqui a trinta dias, o que significa alcance em cada ponto do território nacional, permitindo acesso ao que tem havido de política e de responsabilidade dos Senadores com a vida pública do País.

Outra conquista é a recepção das imagens da TV Senado pelas antenas parabólicas do País inteiro. De todo o território nacional, cada cidadão poderá ter, a partir de agora, acesso direto à TV Senado, sem precisar ser assinante das televisões a cabo. Assim, saímos de um nível de atendimento que não cobre quinhentos Municípios do País, ou alcança essa média, passando a atingir mais de cinco mil Municípios do Brasil, que têm a utilização da antena parabólica como um acesso de comunicação e de informação.

Os Estados da Amazônia, do Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil usam muito o recurso da antena parabólica e, agora, poderão interagir muito mais com o processo legislativo e com a ação exercida pelos Senadores da República. É um momento de louvor da atividade do Senado Federal que faço questão de registrar, dizendo que, com essa ampliação, mais oito milhões de televisores poderão acessar a atividade parlamentar do Senado Federal.

Seguramente, teremos mais observação e participação do eleitor brasileiro, mais discernimento na hora de uma eleição e no momento de atribuição de responsabilidade aos condutores do País e aos representantes da vida pública nacional.

Registro com profunda alegria esse momento de conquista da TV Senado. Atribuo-a a uma ação sensível e ética da Mesa Diretora atual, do Presidente Antonio Carlos Magalhães. Em especial, destaco a visão sensível e aguçada do Secretário de Comunicação, que entende a importância de aqui não se fechar o debate. Que a semente do debate possa germinar no Brasil inteiro, naquilo que é nossa responsabilidade constitucional, fortalecendo, assim, a democracia e a construção de uma ética comum a todo o povo brasileiro.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 5/10/245:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2000 - Página 21027