Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Destaque para a obra do Projeto Orla, em construção na capital de Tocantins.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Destaque para a obra do Projeto Orla, em construção na capital de Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2000 - Página 21270
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, INICIO, EXECUÇÃO, PROJETO, CONSTRUÇÃO, ORLA MARITIMA, MUNICIPIO, PALMA (MG), PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), CONTRIBUIÇÃO, PRODUÇÃO, RIQUEZAS, EMPREGO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Município de Palmas, em parceria com o Governo do Estado de Tocantins, deu início, no começo deste mês, à execução de uma obra muito significativa, denominada Projeto Orla, cuja concepção ficou a cargo do renomado arquiteto Rui Otake, e enseja a acomodação da área firme de terras da cidade com o lago que se formará com o barramento do rio Tocantins, na construção da Hidrelétrica do Lajeado Luís Eduardo Magalhães. É um investimento expressivo, da ordem de R$150 milhões, que se somam a outros investimentos importantes que a capital está recebendo, como a construção do seu terminal rodoviário, do aeroporto internacional, do estádio de futebol Nilton Santos. Enfim, são muitas obras que têm permitido ao Tocantins combater diversas mazelas que ainda afligem a população brasileira, inclusive a do nosso Estado.

           Ali, com esses investimentos, estamos gerando riquezas, mas também novos postos de trabalho nesse processo de organização da nossa Capital, a última capital do segundo milênio, uma cidade ecológica, uma cidade que está sendo construída dentro dos mais modernos conceitos urbanísticos e arquitetônicos, mas que tem um sentido especial: para alegria e gratificação nossa temos observado que, guardadas as proporções, Palmas tem significado para o coração do Brasil o que Brasília significou para esta região; é um verdadeiro fator de integração regional, é um verdadeiro estímulo ao desenvolvimento regional. E nós, ao nos depararmos com essa região centro-norte, principalmente norte, com um imenso vazio demográfico, imaginamos que a ocupação da Amazônia passa efetivamente pelo Tocantins e que esse será o Estado da articulação entre as diversas regiões brasileiras, notadamente a região Nordeste, a Centro-Oeste e a Sul do País com a região Amazônica, que está para ser ocupada. Naturalmente, o Tocantins será o Estado da composição, da acomodação, do suporte aos empreendimentos a essa importante região brasileira, e esse fator já tem se revelado nas mais diversas ações que o Tocantins tem se posicionado, notadamente na questão da saúde. O sul do Pará está experimentando um surto de desenvolvimento de ocupação bastante acentuado tendo como suporte o Tocantins, na área da saúde principalmente. A área de educação do Estado também tem oferecido esse suporte. Uma parte do oeste da Bahia tem tido uma relação muito estreita com o Tocantins, e Palmas, por essas e por outras razões, tem-se revelado um dos mais importantes e complexos projetos implantados no interior brasileiro. Não é apenas a implantação da capital administrativa de um Estado; não é apenas um novo conglomerado urbano, mas uma capital moderna, dentro das concepções arquitetônicas modernas que mencionei, a qual, sobretudo, tem a função extraordinária de promover a integração e o desenvolvimento de uma região até muito pouco tempo isolada, esquecida e atrasada no interior do Brasil.

           Portanto, Palmas - faço questão de registrar isso nesta Casa - revela-se como um dos mais importantes projetos, orgulho do povo tocantinense, que tem contribuído para que o Brasil encontre efetivamente os trilhos do desenvolvimento que tanto almeja.


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 1/27/256:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2000 - Página 21270