Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

QUESTIONAMENTO A MESA SOBRE REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. FELIPE LAMPREIA, REFERENTE A POSIÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO SOBRE O EPISODIO DO GOVERNO DE ALBERTO FUJIMORI, NO PERU, ACUSADO DE CORROMPER UM PARLAMENTAR.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • QUESTIONAMENTO A MESA SOBRE REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. FELIPE LAMPREIA, REFERENTE A POSIÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO SOBRE O EPISODIO DO GOVERNO DE ALBERTO FUJIMORI, NO PERU, ACUSADO DE CORROMPER UM PARLAMENTAR.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2000 - Página 21367
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, DECISÃO, DATA, APRECIAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, CONVOCAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), ESCLARECIMENTOS, SENADO, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, REFERENCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, PERU.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, há cerca de três semanas, o Chefe do Serviço Nacional de Informações do Governo de Alberto Fujimori, do Peru, foi flagrado corrompendo um parlamentar.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - V. Exª quer fazer uma comunicação, não é?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Não. Vou fazer uma indagação ao Presidente, por isso pedi a palavra pela ordem.

Naquela ocasião, o Sr. Montesinos foi flagrado comprando a consciência de um parlamentar, causou tal indignação junto à população do Peru e em toda a consciência democrática das Américas que gerou uma grave crise no governo peruano. O Presidente Fujimori, embora reeleito pela terceira vez, não teve outra alternativa senão dizer a seu povo que estaria convocando novas eleições para abril próximo, dizendo que tomaria as providências e afastaria o Sr. Montesinos.

O Sr. Vladimiro Montesinos Torres pediu asilo no Panamá. Na ocasião, a imprensa revelou que o Presidente Fernando Henrique Cardoso havia de alguma maneira contribuído até junto ao Presidente do Panamá para que o Sr. Montesinos ali pudesse receber o asilo. Verificou-se, desde então, que o Panamá não mais concedeu o asilo, e o Sr. Montesinos voltou ao Peru. A crise naquele país continua muito forte.

A minha questão é pelo seguinte fato: considerei tão sério o episódio que avaliei que mereceria a presença do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Luiz Felipe Lampreia, no Senado para explicar a posição do Governo brasileiro sobre o assunto. Como o requerimento que apresentei foi encaminhado à Mesa e, regimentalmente, caberá ao Presidente Antonio Carlos Magalhães decidir o dia em que ele poderá ser apreciado e votado, indago a V. Exª, passado o momento das eleições, e voltando o Senado a sua vida normal, se seria possível marcar o dia da apreciação e votação do requerimento, para que, se aprovado, possamos ter a presença do Ministro Luiz Felipe Lampreia, para falar sobre o episódio do Peru que, certamente, interessa a todos os povos que acompanham a luta pela democracia no Peru e nas Américas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2000 - Página 21367