Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da solenidade de inauguração, na próxima quinta-feira, na cidade de Ipatinga - MG, da Unigal, joint venture da Usiminas com a Nippon Steel Corporation.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Registro da solenidade de inauguração, na próxima quinta-feira, na cidade de Ipatinga - MG, da Unigal, joint venture da Usiminas com a Nippon Steel Corporation.
Publicação
Publicação no DSF de 09/11/2000 - Página 22115
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLENIDADE, INAUGURAÇÃO, FABRICA, LIGAÇÃO, USINAS SIDERURGICAS DE MINAS GERAIS S/A (USIMINAS), EMPRESA DE SIDERURGIA, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, DESTINAÇÃO, PRODUÇÃO, AÇO, MATERIA-PRIMA, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, EMPRESA DE UTENSILIOS DOMESTICOS, CONSTRUÇÃO CIVIL, GARANTIA, LIDERANÇA, BRASIL, PROGRESSO, TECNOLOGIA, SIDERURGIA, MUNDO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estaremos, na manhã desta quinta-feira, em Minas Gerais, no Vale do Aço, na cidade de Ipatinga, onde, em companhia do Vice-Presidente da República, Marco Maciel, participaremos da solenidade de inauguração da Unigal, uma joint venture da Usiminas com a Nippon Steel Corporation, destinada a produzir aço galvanizado por imersão a quente.

Trata-se de matéria-prima essencial às indústrias de automóveis, de utilidades domésticas e de construção civil. É um produto de alta tecnologia, que traduz o compromisso da Usiminas de assegurar a liderança brasileira nos mais modernos processos tecnológicos disponíveis na siderurgia mundial.

Para que se tenha uma idéia, o perfil das bobinas e do bobinamento são excelentes, sendo que alguns equipamentos instalados na Unigal são mais avançados tecnologicamente do que os que a própria Nippon Steel tem no Japão.

As equipes que vão operar essa nova linha de galvanizados a quente, receberam seis meses de treinamento na usina de Nagoya, no Japão, pertencente à Nippon Steel, e estão na vanguarda da tecnologia siderúrgica mais avançada na atualidade.

A associação da Usiminas com a siderúrgica japonesa, da qual resultou a Unigal, é um empreendimento de 250 milhões de dólares. A nova fábrica, que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados, faz parte do Plano de Atualização Tecnológica da Usiminas, que vem sendo implantado desde 1996 e prevê investimentos de um bilhão e 450 milhões de dólares.

Fundada em abril de 1956, num cenário de euforia e otimismo gerados pelo Plano de Desenvolvimento do Presidente Juscelino Kubistchek, e inaugurada em 1962, a Usiminas não é apenas uma das maiores empresas produtoras de aço no Brasil.

Ela é a única siderúrgica brasileira a possuir os três mais importantes Certificados de Qualidade, inclusive a ISO 14001, de Gestão Ambiental. Seus investimentos em meio ambiente já ultrapassaram os 770 milhões de reais.

Lá funcionam 131 equipamentos de controle da poluição, sendo 74 de emissões atmosféricas, 39 de efluentes hídricos, 15 de ruídos e três de redução do risco de poluição do solo. A emissão de poeiras na atmosfera foi reduzida em 98%.

Além do combate à poluição, preocupação fundamental para uma usina siderúrgica, a Usiminas, fruto da harmoniosa fusão da cultura japonesa com a “mineiridade”, desenvolve um amplo programa social, cuja abrangência vai muito além dos seus oito mil empregados e suas famílias.

Através de convênios com agentes financeiros, a Usiminas desenvolveu um plano habitacional para Ipatinga, incluindo 220 edificações comerciais e institucionais, estação de tratamento de água, 50 quilômetros de estradas vicinais, um colégio com mais de três mil vagas, 28 escolas-padrão, um teatro, nove mil casas, 900 apartamentos, 20 clubes de lazer, 19 templos religiosos, um hospital com 400 leitos, cinco unidades de saúde e um Centro Cultural.

A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas, a Consul, estendeu os benefícios do cooperativismo de consumo à comunidade, passando a atender a um público superior a 60 mil pessoas e a dispor de um hipermercado de quase cinco mil metros quadrados.

Não por acaso, no ano passado a Consul foi considerada a maior cooperativa de consumo de Minas Gerais e a quarta entre as maiores cooperativas brasileiras.

Esses são apenas alguns dos mais expressivos dados recolhidos do Balanço Social e Ambiental da Usiminas, revelador da preocupação da empresa não apenas com o lucro, mas igualmente com a repartição de parte desse lucro em investimentos destinados à melhorar a infra-estrutura econômica e social da população que habita na região sede da fábrica. 

A presença em Ipatinga do Vice-Presidente da República, Marco Maciel, que estará acompanhado de outras altas autoridades e de lideranças políticas e empresariais de Minas Gerais, sinaliza o apoio dado pelo Governo Fernando Henrique Cardoso a iniciativas que assinalam o desenvolvimento econômico de Minas e do Brasil, e que são permeadas pela preocupação social.

Muito obrigado.


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 1/21/257:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/11/2000 - Página 22115