Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR E EX-SENADOR PELO PIAUI HELVIDIO NUNES, OCORRIDO NO ULTIMO DIA 3.

Autor
Freitas Neto (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR E EX-SENADOR PELO PIAUI HELVIDIO NUNES, OCORRIDO NO ULTIMO DIA 3.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2000 - Página 21959
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, HELVIDIO NUNES, EX GOVERNADOR, EX SENADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, EMPENHO, CONTRIBUIÇÃO, PREFEITURA, MUNICIPIO, PICOS (PI).

O SR. FREITAS NETO (PFL - PI. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sou signatário, juntamente com o Senador Hugo Napoleão, do requerimento de pesar pelo falecimento do Senador Helvídio Nunes de Barros. Muitos aqui chegaram a conviver com o Senador Helvídio Nunes, que exerceu o mandato de Senador por 16 anos, até 1990.

O Senador Hugo Napoleão chegou a ser seu colega de Congresso Nacional, não de Senado Federal: Hugo Napoleão como Deputado Federal e ele como Senador da República. Não tive essa oportunidade, mas como político, no Piauí, como Deputado Estadual, como Prefeito de Teresina e, depois, como Governador do Piauí, pude conviver com Helvídio Nunes, com as suas conversas amenas, agradáveis, também em memoráveis campanhas eleitorais por todo o Estado.

Ele realmente deixa um exemplo de honestidade, de dignidade, de pai de família padrão em nosso Estado. É um homem que começou e se firmou como uma liderança regional na grande região de Picos, no Piauí. Foi Prefeito daquele grande Município do nosso Estado. Daí foi um salto. Em função da sua administração frente à Prefeitura de Picos, elegeu-se Deputado Estadual por duas vezes, sendo que em uma delas foi requisitado pelo então Governador e também saudoso Senador Petrônio Portella para exercer a Secretaria de Obras Públicas, sendo que deixou a sua marca em vários Municípios e em todas as regiões do Piauí.

Escolhido Governador do Piauí, fez uma gestão nitidamente municipalista, com grandes e muitas obras no interior, dentre as quais destaco a implantação, ainda que em revestimento primário, da rodovia PI-4, que desbravou o sul do Estado do Piauí, ligando Floriano, aqui, a extremo, com a Bahia, já depois de Corrente, no Município de Cristalândia.

De modo que essa é uma perda muito grande, não apenas para sua família, não apenas para seus amigos, não apenas para o Município de Picos, mas para o Estado do Piauí. Eu não poderia, portanto, neste momento - já o Senador Hugo Napoleão discorreu aqui sobre as suas funções, que saiu da Prefeitura e foi Deputado Estadual, Secretário, Governador e Senador -, deixar de juntar a minha voz à do Senador Hugo Napoleão. E tenho certeza de que a nossa voz é hoje a voz de todo o Piauí, que tinha no saudoso Senador Helvídio Nunes um exemplo de homem público.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2000 - Página 21959