Pronunciamento de Geraldo Melo em 09/11/2000
Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 80 ANOS DE VIDA DO CARDEAL DOM EUGENIO DE ARAUJO SALES.
- Autor
- Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
- Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 80 ANOS DE VIDA DO CARDEAL DOM EUGENIO DE ARAUJO SALES.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/11/2000 - Página 22162
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, EUGENIO DE ARAUJO SALES, CARDEAL.
O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - Em votação o requerimento.
As Srªs e os Srs. Senadores que o aprovam queiram permanecer sentados. (Pausa)
Aprovado o requerimento, por unanimidade.
Peço permissão ao Plenário para expressar a emoção especial que sinto por ter tido a oportunidade de presidir a sessão no momento em que esta decisão está sendo tomada, por iniciativa e por proposta de nosso Presidente, Senador Antonio Carlos Magalhães.
Como norte-rio-grandense e conterrâneo de Dom Eugênio Salles, tive o privilégio de conhecê-lo, sendo eu ainda aluno do curso primário do Colégio Marista, em Natal, onde Dom Eugênio era capelão. Ali iniciei o conhecimento com Sua Eminência Reverendíssima e comecei a admirar o seu trabalho, a sua postura de homem de fé, o seu comportamento como líder religioso que, então, começava a se revelar.
Referiu-se o Senador Antonio Carlos Magalhães ao fato de que muitos imaginam Dom Eugênio como simplesmente uma expressão conservadora da Igreja Católica. Pouco talvez se conheça de sua biografia. Sinto-me no dever de acrescentar ao que disse S. Exª um registro que simplesmente corrobora o que S. Exª afirmou.
Sendo Dom Eugênio Salles Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Natal, lá iniciou o movimento que posteriormente daria lugar ao surgimento dos primeiros sindicatos de trabalhadores rurais do Brasil, de onde saíram lideranças como a de Francisco Urbano Araújo Filho, Presidente Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - Contag. Esse movimento foi o resultado do trabalho de inspiração, de execução e de liderança de Dom Eugênio Salles, que tinha o nome de Comunidades Eclesiais de Base, que começaram a existir no Brasil, precisamente no Estado do Rio Grande do Norte, por iniciativa e pelas mãos de Dom Eugênio Salles.
Senador Antonio Carlos Magalhães, quis dizer tais palavras, embora não fosse necessário acrescentar coisa alguma ao que disse V. Exª, para expressar, já que é V. Exª o autor do requerimento, a solidariedade da Mesa à decisão que acaba de ser tomada pelo Plenário e para dizer que tenho, por isso, uma alegria pessoal muito grande em ter tido a oportunidade de conduzir esta votação.
A Mesa cumprirá a determinação do Plenário.