Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 80 ANOS DE VIDA DO PROFESSOR E ECONOMISTA CELSO FURTADO.

Autor
Roberto Saturnino (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 80 ANOS DE VIDA DO PROFESSOR E ECONOMISTA CELSO FURTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2000 - Página 22162
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CELSO FURTADO, ECONOMISTA, PROFESSOR, PARTICIPANTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO, CONGRATULAÇÕES.

O SR. ROBERTO SATURNINO (PSB - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quis o destino que o Senado hoje tivesse oportunidade de se pronunciar em termos de homenagem a dois grandes brasileiros. Um deles é Dom Eugênio Salles, homenageado por requerimento de autoria do Senador Antonio Carlos Magalhães, ao qual tive a alegria e o privilégio de votar favoravelmente.

            A outra homenagem se refere a Celso Furtado, um dos nossos maiores concidadãos vivos. Eu diria mesmo que se trata de um dos maiores brasileiros de todos os tempos, não apenas do tempo em que estamos vivendo, que é o tempo de sua vida, no momento em que completa oitenta anos, após cumprir um biografia riquíssima que vai desde a defesa das Forças Armadas Brasileiras na Itália, na luta contra o nazi-fascismo, até a culminância de seus trabalhos teóricos, culturais e de formulação a respeito do debate sobre os destinos do País, passando, evidentemente, no meio de sua vida, por missões da maior relevância e importância, como a criação da Sudene, como o exercício de diretorias do BNDES. Exerceu importantes cargos executivos no Governo Federal, chegando a ser Ministro do Planejamento no Governo João Goulart, o formulador do famoso Plano Trienal.

Além de escritor renomado, reconhecido internacionalmente, trata-se de professor do mais alto gabarito, catedrático de universidades do mundo. Como escritor, possui uma obra portentosa, de lucidez e de coerência admiráveis, que hoje a Academia Brasileira de Letras, sendo ele um de seus membros, reverencia com uma exposição que há de marcar a História deste País.

Celso Furtado é um desses brasileiros que lideram uma corrente de opinião muito importante, à qual me filio, bem como o meu Partido e milhões de brasileiros, na esperança de uma reformulação não apenas da política econômica, mas também da política internacional e cultural que o Governo brasileiro vem empreendendo e que está levando o País a destinos extremamente perigosos. Espero ter, ainda hoje, a oportunidade de fazer um pronunciamento sobre isso.

Nesse requerimento, quero apenas - e penso que já é uma tarefa suficientemente importante - propor ao Senado uma homenagem a esse grande brasileiro de todos os tempos, Celso Furtado. Por seu valor como intelectual e homem público - ele que é um misto dos dois -, por seu caráter, por seu valor ético, por seu valor de cidadão preocupado com o destino de seu País, quero propor uma homenagem aos 80 anos bem vividos, férteis e fecundos desse grande economista, professor e escritor Celso Furtado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2000 - Página 22162