Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o reconhecimento, pela Unesco, do Pantanal Matogrossense como a nova reserva da biosfera.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Satisfação com o reconhecimento, pela Unesco, do Pantanal Matogrossense como a nova reserva da biosfera.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2000 - Página 22383
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, RECONHECIMENTO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), PANTANAL MATO-GROSSENSE, AUXILIO, ENCAMINHAMENTO, PROJETO DE LEI, OBTENÇÃO, RECURSOS, PRESERVAÇÃO, REGIÃO.
  • SOLICITAÇÃO, ANDAMENTO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, AMPLIAÇÃO, ABRANGENCIA, NOME, PANTANAL MATO-GROSSENSE, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o registro que quero fazer é sobre um fato muito auspicioso, qual seja, o ato por parte da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - Unesco, que reconheceu o Pantanal Mato-Grossense como nova reserva da biosfera, na semana passada.

Esse fato é altamente auspicioso. O Pantanal Mato-grossense e Sul-mato-grossense têm uma área de 25 milhões de hectares. É a terceira maior reserva do mundo, sendo a primeira a da Groelândia, com 33 milhões de hectares.

Realmente, este século vai ser permeado pelo desenvolvimento auto-sustentado, pela preservação da natureza, pela luta em defesa do meio ambiente. Recordo-me, e essa notícia é muito boa para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que há muito tempo lutamos pela preservação e pela conservação dessa riqueza imensa, que é o nosso Pantanal, e pela obtenção de recursos, a fim de promovermos o desenvolvimento daquela área, em perfeita consonância com a preservação ambiental.

Quero lembrar aqui que desde o tempo em que presidi a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste, a Sudeco, que lutamos por um projeto de desenvolvimento auto-sustentado do Pantanal. Agora, na gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso, está sendo encaminhado um projeto da ordem de R$400 milhões para o desenvolvimento do Pantanal.

Oxalá, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que esse reconhecimento por parte da Unesco, esse organismo internacional de tanta relevância e importância, possa ajudar no encaminhamento desse projeto para obtenção de recursos a fim de realmente preservarmos o Pantanal, que está sendo devastado e tendo seus rios assoreados. Temos ali uma oportunidade imensa de desenvolver o ecoturismo e outras atividades, mas em consonância com a vocação do Pantanal.

Estou sendo informado agora, Sr. Presidente, de que na sexta-feita o Senador Antero Paes de Barros, da representação de Mato Grosso, já havia ocupado a tribuna com brilho para fazer essa comunicação e esse registro. Não obstante, se S. Exª falou por Mato Grosso, falo por Mato Grosso do Sul, inclusive para pedir o andamento de uma PEC, de minha autoria, para acrescentar na Constituição Federal de 1988 que fala em Pantanal mato-grossense, mas deveria dizer Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense, porque 2/3 do Pantanal, que é um ecossistema só, estão em território sul-mato-grossense.

Portanto, vemos isso com alegria, ficamos animados e formulamos votos de que realmente este projeto de desenvolvimento saia para o bem de todos nós, do Pantanal e para sua preservação e conservação.

            Muito obrigado.


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 5/5/249:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2000 - Página 22383