Discurso durante a 167ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação com a eleição do presidente da Embratur, Dr. Caio Luiz de Carvalho, para a presidência do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo, ocorrida hoje pela manhã, em Madrid, Espanha.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Satisfação com a eleição do presidente da Embratur, Dr. Caio Luiz de Carvalho, para a presidência do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo, ocorrida hoje pela manhã, em Madrid, Espanha.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2000 - Página 24205
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, ELEIÇÃO, CAIO LUIZ DE CARVALHO, PRESIDENTE, INSTITUTO BRASILEIRO DO TURISMO (EMBRATUR), CARGO, DIRIGENTE, CONSELHO EXECUTIVO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT), IMPORTANCIA, RECONHECIMENTO, CRESCIMENTO, TURISMO, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, é com muita alegria que quero comunicar a esta Casa que o Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur -, Dr. Caio Luiz de Carvalho, foi eleito presidente do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo durante reunião da assembléia-geral da OMT, realizada em Madri, na Espanha, na manhã de hoje.

            O fato de o Brasil ter conquistado a presidência do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo representa, por parte da comunidade internacional, o reconhecimento de que a decisão política do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso de transformar o turismo em instrumento prioritário de desenvolvimento econômico e social alcançou êxito total.

            Na votação, em que o Brasil, pela primeira vez, conquistou essa posição estratégica na Organização Mundial de Turismo - organização integrada por 138 países e à qual também estão filiados 350 membros dos setores público e privado da indústria do turismo -, o representante do governo brasileiro conquistou, em um colégio eleitoral composto por 25 representantes de todo o mundo, 13 votos, derrotando o candidato da Índia, que recebeu seis indicações.

            A vitória de Caio Luiz de Carvalho teve o apoio dos delegados da Europa, da América do Sul e da Ásia e foi lastreada por um competente trabalho de bastidores realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, que, ao longo da semana que antecedeu a votação para escolha do presidente do Conselho Executivo da OMT, formalizou alianças estratégicas para assegurar a eleição do Brasil.

            Em decorrência dos acordos firmados pelos representantes do Itamaraty, a França ocupará a primeira vice-presidência da organização. Com a eleição do representante brasileiro, a Índia, que fora escolhida para sediar a reunião da OMT, a realizar-se em junho de 2001, abriu mão desse direito em favor do Brasil.

            Fica aqui, pois, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, o registro dessa importante vitória para o Brasil e do reconhecimento da comunidade internacional ligada ao setor à competência e à inteligência deste grande brasileiro, Caio Luiz de Carvalho, que a todos nós enche de orgulho. O mérito é dele, mas a vitória, sem dúvida, é do Ministério do Esporte e do Turismo, do Ministro Carlos Melles, do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que teve uma visão de estadista ao conseguir imprimir ao turismo a importância que é dada hoje no Brasil, vendo-o como alavanca de desenvolvimento para este próximo século. Mas a vitória é, na verdade, de todos nós brasileiros.

            Esse é o registro que gostaria de fazer, Sr. Presidente.

 

            


            Modelo15/2/243:51



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2000 - Página 24205