Discurso durante a 167ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos ao tenista Gustavo Kuerten, o Guga, pela conquista ontem, do título de número um do mundo na final do Masters Cup de Lisboa.

Autor
Jorge Bornhausen (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Konder Bornhausen
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Cumprimentos ao tenista Gustavo Kuerten, o Guga, pela conquista ontem, do título de número um do mundo na final do Masters Cup de Lisboa.
Aparteantes
Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2000 - Página 24205
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VITORIA, GUSTAVO KUERTEN, ATLETA PROFISSIONAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RECEBIMENTO, PREMIO, CAMPEONATO MUNDIAL, TENIS, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PORTUGAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, com muita honra e com muita alegria, quero registrar, nesta sessão do Senado, os nossos cumprimentos e as nossas homenagens a um jovem tenista brasileiro, nascido em Florianópolis, em Santa Catarina, que, de forma extraordinária, conquistou para o Brasil o título de campeão dos campeões e alcançou o primeiro lugar em ambos os rankings que são formados no tênis.

            Quero, pois, trazer a minha palavra ao Gustavo Kuerten, ao Guga, que soube tão bem representar o Brasil. Jovem, preparado, um atleta experiente, perseverante, faz uma bela carreira.

            Seu pai, Aldo Kuerten, deixou-o cedo e não pôde assistir a este sucesso, mas foi quem o colocou no rumo da grande vitória. Quero registrar as minhas homenagens ao seu já falecido pai, à sua mãe, Dona Alice, mulher de fibra, que, com muita garra, transmitia a força e a segurança para o filho poder avançar nessa gloriosa jornada; aos seus irmãos, aos seus parentes, que tanto o prestigiam e o acompanham; ao seu técnico, Larri Passos, que foi injustiçado muitas vezes, mas serviu de condutor e até mesmo de pai do Guga nessa trajetória brilhante.

            Quero estender os cumprimentos a Antônio Carlos de Almeida Braga, que viu, desde o início, as possibilidades do jovem atleta e o prestigiou, dando também a sua ajuda para que ele pudesse alcançar a glória conquistada ontem.

            Manifesto também a minha satisfação junto aos organizadores do certame, junto a João Lagos Esportes, dirigida por João Lagos, um homem que se formou na área e que conseguiu extraordinariamente promover uma competição com perfeição, com todos os detalhes que permitiram Portugal mostrar ao mundo a sua face moderna.

            Cumprimento o Governo português, que teve a sensibilidade também de participar e co-participar do evento, que contou com a presença do Presidente Jorge Sampaio, do Primeiro-Ministro, Antonio Guterres, como os políticos que lá estavam, meu amigo José Manuel Durão Barroso, Líder da Oposição, do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, e outros, os quais vieram também fazer esse espetáculo magnífico, que deu a oportunidade de o Brasil se ver representado pelo grande atleta que é o Guga.

            O Sr. Romero Jucá (PSDB - RR) - Permite-me V. Exª um aparte, eminente Senador Jorge Bornhausen?

            O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL - SC) - Concedo-lhe o aparte, com muita satisfação.

            O Sr. Romero Jucá (PSDB - RR) - Meu caro Senador Jorge Bornhausen, aproveito o discurso de V. Exª, tão bem posto e tão bem lembrado, para também, em nome da Liderança do PSDB, registrar os nossos parabéns, a nossa satisfação pela vitória não só de um desportista brasileiro, porque o Guga ontem representou toda a Nação, naquele torneio, do qual saiu vencedor, mas também o contentamento de ver que quem está tendo essas vitórias, quem está levando a bandeira e o nome do País é um jovem lutador que teve uma infância difícil - como bem relatou V. Exª - e mais do que isso, que representa um grande exemplo para a juventude brasileira. É um rapaz, um jovem com jeito simples, um jeito singelo, um jeito família, que demonstra que é possível, sendo brincalhão, sendo espontâneo, sendo alegre, chegar ao mais alto posto do tênis mundial. Sem dúvida nenhuma, a vitória do Guga é importante para o Brasil, porque agrega a nossa galeria de heróis, um herói jovem, moderno, e que vem substituir alguns heróis que já passaram e deixaram a sua lacuna na história de exemplos para o nosso País e para a nossa juventude. Portanto, em nome do PSDB, quero registrar também os nossos parabéns ao Guga e dizer da importante lembrança de V. Exª nesta tarde, porque é de exemplos como o Guga que se precisa construir uma juventude saudável, uma juventude que leve o Brasil para um futuro melhor. Meus parabéns pelo pronunciamento.

            O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL - SC) - Agradeço ao Senador Romero Jucá pelo seu aparte que completa, consolida e enobrece aquilo que estamos neste momento fazendo, que é uma homenagem ao desportista, a um jovem que deve servir de exemplo a muitos jovens brasileiros.

            E, finalmente, quero dar uma palavra de agradecimento ao povo português, à platéia de Portugal, aos irmãos de Portugal, que souberam receber Gustavo Kuerten, o Guga, com homenagens, com carinho e com aplausos. Portanto, como Senador por Santa Catarina, deixo marcado e registrado a nossa homenagem a Gustavo Kuerten.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


            Modelo14/28/246:37



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2000 - Página 24205