Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação ao governador do Estado de Minas Gerais Itamar Franco e ao Ministro da Justiça José Gregori, de providências para proteção da vida do Prefeito do município de Betim, Jesus de Lima, em decorrência dos atentados por ele já sofridos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solicitação ao governador do Estado de Minas Gerais Itamar Franco e ao Ministro da Justiça José Gregori, de providências para proteção da vida do Prefeito do município de Betim, Jesus de Lima, em decorrência dos atentados por ele já sofridos.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2000 - Página 24323
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ITAMAR FRANCO, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), JOSE GREGORI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROVIDENCIA, FORNECIMENTO, PROTEÇÃO, SEGURANÇA, JESUS DE LIMA, PREFEITO, MUNICIPIO, BETIM (MG), VITIMA, ATENTADO, AMEAÇA, MORTE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Ademir Andrade, Srªs e Srs. Senadores, estou conversando com o Prefeito Jésus de Lima, de Betim. Se não bastasse que em 1997 ele tivesse sido vítima de um atentado que por pouquíssimo não foi fatal - ele levou diversos tiros à época -, eis que, na noite de domingo para a segunda-feira, um grupo de pessoas resolveu cercar o seu automóvel e desferir inúmeros tiros, com armas automáticas, tendo matado o seu segurança. E o Prefeito está vivo apenas porque, por acaso, não estava em seu automóvel.

            Tão grave foi esse acontecimento que quero aqui solicitar do Governador Itamar Franco e do Ministro da Justiça, José Gregori, que tomem as providências necessárias para que se assegure a vida do Prefeito Jésus de Lima, comprovadamente marcado para morrer, em virtude da seriedade com que tem levado adiante seus compromissos de uma administração transparente, com participação popular, com a aplicação de programas que visam à melhoria das condições de vida da população, sobretudo a mais carente. Foi ele que, como Prefeito, teve a coragem de dizer à Câmara Municipal que não poderiam gastar tanto, diante da escassez de recursos do Município de Betim e das necessidades de investimentos sociais.

            Então, quero expressar minha solidariedade ao Prefeito Jésus de Lima e solicitar que sejam tomadas todas as providências de precaução com respeito à vida do Prefeito Municipal de Betim, uma das principais cidades da Grande Belo Horizonte, no entorno da Capital mineira. Vou formular isso pessoalmente ao Governador Itamar Franco e encaminhar ofício ao Ministro da Justiça, José Gregori.

            Tenho a convicção de que o desejo da população de Betim é que sejam tomadas todas as providências para evitar, responsabilizar e impedir que o mandante ou o pistoleiro ou os pistoleiros continuem a agir dessa forma. Eis, portanto, Sr. Presidente, o apelo que faço ao Governador Itamar Franco e ao Ministro da Justiça José Gregori para evitar outra tragédia ali em Betim.

            Muito obrigado.

 

            


            Modelo14/18/243:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2000 - Página 24323