Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da realização hoje, às dezoito horas e trinta minutos, na sala da Comissão de Assuntos Econômicos, de reunião do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Monetários Internacionais para tratar da realização do Seminário sobre Dolarização versus Pluralismo Monetário nas Américas, que deverá ocorrer no início do próximo ano.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • Anúncio da realização hoje, às dezoito horas e trinta minutos, na sala da Comissão de Assuntos Econômicos, de reunião do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Monetários Internacionais para tratar da realização do Seminário sobre Dolarização versus Pluralismo Monetário nas Américas, que deverá ocorrer no início do próximo ano.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2000 - Página 24375
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, GRUPO DE TRABALHO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, OBJETIVO, DEFINIÇÃO, DATA, SEMINARIO, DEBATE, INFLUENCIA, DOLAR, ECONOMIA INTERNACIONAL, SIMULTANEIDADE, PLURALIDADE, SISTEMA MONETARIO INTERNACIONAL, AMERICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, juntamente com o Senador Bernardo Cabral, estamos informando aos Senadores José Fogaça, Jefferson Péres, Saturnino Braga e a todos os interessados, inclusive o Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Senador Ney Suassuna, que hoje, às 18h30min, o Grupo de Trabalho sobre Assuntos Monetários Internacionais se reunirá, na sala da CAE, para definir a agenda do Seminário sobre Dolarização que deverá ocorrer no início do próximo ano, conforme a proposta anexa. Estarão presentes nesta reunião o Professor Paulo Nogueira Batista, representante do Instituto de Estudos Avançados da USP e o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais.

Trata-se de um Seminário sobre a Dolarização versus Pluralismo Monetário nas Américas: A Controvérsia Vista do Brasil. Gostaria de ressaltar, Sr. Presidente, que a importância desse tema é cada vez maior na medida em que não apenas o Equador, mas o governo de El Salvador anunciou que a partir de 1º de janeiro vai dolarizar a sua economia, a Costa Rica acabou de receber a recomendação de dolarizar a sua economia, o Ministro da Fazenda do Presidente Fox, que acaba de assumir a presidência do México, defendeu, antes de ser designado Ministro da Fazenda, a dolarização do México.

Trata-se de tema da maior relevância, até porque o Fundo Monetário Internacional está realizando mais um seminário propondo que países das Américas dolarizem suas economias. Daí a importância desse seminário que organizaremos para março próximo, sendo hoje a primeira reunião preparatória do mesmo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2000 - Página 24375