Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Análise do Balanço Social de 1999 do Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Análise do Balanço Social de 1999 do Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2000 - Página 25275
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • ANALISE, IMPORTANCIA, BALANÇO, FUNDO DE PREVIDENCIA, FUNCIONARIO PUBLICO, BANCO DO BRASIL, DEMONSTRAÇÃO, EFICACIA, ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS, BUSCA, OBTENÇÃO, MELHORIA, RENDIMENTO, SEGURANÇA, DIFUSÃO, RESPONSABILIDADE, NATUREZA SOCIAL, INICIATIVA PRIVADA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a PREVI, instituição previdenciária que congrega os funcionários do Banco do Brasil, fundada em abril de 1904, é hoje o maior Fundo de Pensão da América Latina, administrando investimentos superiores a 32 bilhões de reais e detendo participação acionária em mais de 100 empresas. O número de seus associados ascende a mais de 115 mil e os dependentes destes somam mais de 200 mil.

            Esses números evidenciam que se trata de uma organização de portentoso vulto econômico-financeiro. E, obviamente, a PREVI só chegou a essa situação graças a uma administração muito eficaz dos recursos que estão sob sua responsabilidade, buscando sempre obter a melhor rentabilidade e segurança.

            No entanto, a par de preocupar-se com a eficaz administração financeira desses recursos, a PREVI tem também demonstrado que não abre mão de que seus investimentos contribuam para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do País.

            Em 1998, o Conselho Deliberativo da instituição estabeleceu que os investimentos da PREVI devem orientar-se para o setor produtivo da economia e dirigir-se a empresas que resguardam “o direito dos empregados, o interesse nacional, o interesse das comunidades em que funcionam, a preservação do meio ambiente, o interesse dos acionistas minoritários, a promoção do desenvolvimento da previdência complementar e a participação em projetos sociais de assistência e apoio à criança carente e ao idoso”.

            Em outras palavras, a PREVI fortaleceu a sua cultura de responsabilidade social, inclusive incentivando seus representantes em órgãos de administração e fiscalização das empresas a disseminarem essa cultura. A mensagem que a PREVI tem passado a seus parceiros é bem clara: além do retorno na forma de dividendos, o Fundo deseja, também, que seus investimentos contribuam para a construção de um País melhor.

            Sr. Presidente, a fim de acompanhar e divulgar o desempenho social das empresas de que é acionista, a PREVI vem publicando, nos últimos três anos, o balanço social, um instrumento utilizado para valorizar as ações sociais empreendidas por essas empresas e para difundir a responsabilidade social da iniciativa privada.

            Para compor o balanço social de 1999, a PREVI convidou 101 empresas nas quais detinha participação acionária. Dessas, 96 manifestaram-se positivamente e forneceram dados relativos ao seu desempenho social.

            Esse balanço, que tenho em mãos, demonstra que, por meio de suas participações acionárias, a PREVI contribuiu para a manutenção de mais de 56 mil empregos em 1999, os quais representaram uma folha de pagamento bruta de quase 1 bilhão e 600 milhões de reais. Os encargos sociais correspondentes - INSS, FGTS, PIS - alcançaram cerca de 438 milhões de reais. O número de desligamentos caiu mais de 8% em relação ao ano de 1998. A contribuição da PREVI para o recolhimento de impostos - considerada a proporção de sua participação nas empresas que compõem o balanço - foi de quase 1 bilhão e 700 milhões de reais. Os dispêndios com educação e creches somaram mais de 26 milhões de reais.

            No balanço social de 1999, a PREVI perguntou às empresas, pela primeira vez, se elas se informam regularmente a respeito de práticas dos fornecedores ou parceiros relativas ao uso de trabalho infantil e quais delas mantinham entidades com fins educacionais. Cerca de 47% das empresas responderam afirmativamente à primeira pergunta e 8% à segunda. Esses índices sinalizam que já existe a preocupação quanto a esses temas, mas também que ainda há muito a fazer na conscientização da responsabilidade social das empresas. A PREVI pretende fazer uso de sua dimensão no cenário econômico brasileiro para exercer importante papel na difusão dessas preocupações.

            Na elaboração do balanço social de 1999 da PREVI, foram identificados mais de 200 projetos nas áreas de educação-ensino, apoio às ações educativo-pedagógicas, educação ambiental e projetos culturais. Entre esses projetos, podemos citar o “BB educar”, criado pelo Banco do Brasil e que já alfabetizou mais de 35 mil pessoas, com o apoio de mais de 2 mil e 800 professores voluntários, dos quais 1 mil e 600 são funcionários do Banco; o projeto “Minha Carteira, Minha Amiga”, desenvolvido pela Acesita e que reformou cerca de 7 mil peças do mobiliário de 10 escolas públicas, beneficiando mais de 8 mil crianças; o projeto “Faça da sua Escola um Jardim”, também da Acesita e no qual mais de 8 mil alunos de escolas públicas desenvolvem e executam projetos de paisagismo envolvendo jardins e hortas; o “Laboratório de Informática”, implantado pela Linha Amarela S.A. em benefício de 1 mil e 200 alunos de escolas públicas da Cidade de Deus, Rio de Janeiro; e o projeto “Missão Criança”, da Amazônia Celular Participações, que fornece bolsas de estudo a crianças carentes que vivem em lixões de Manaus e Macapá.

            Na área de saúde, esporte e lazer, saneamento, habitação e meio ambiente, o balanço social de 1999 identificou 220 projetos. Entre eles, estão o projeto “Saúde Criança Renascer”, desenvolvido pela Petróleo Ipiranga, que pretende quebrar o círculo vicioso miséria-doença-internação de crianças carentes atendidas nos hospitais públicos e que já atendeu mais de 2 mil e 500 crianças; o projeto “Criança e Vida”, da Fundação Banco do Brasil, Fundação Orsa e Ministério da Saúde, que prevê a implementação de Centros de Referência em Diagnóstico de Câncer Infantil; e as “Campanhas de Multivacinação” antipólio, das quais participa o Shopping Esplanada e que atendem mais de 1 mil e 500 crianças.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, próxima a tornar-se uma instituição centenária, a PREVI mantém viva a tradição de cidadania e responsabilidade social dos funcionários do Banco do Brasil, seus associados. Uma clara demonstração disso veio em 1997, quando a PREVI publicou o primeiro balanço social de um fundo de pensão no Brasil.

            Os ideais da PREVI são de progresso socioeconômico, melhores condições de vida e igualdade de oportunidades. Ideais que a PREVI defende não só para seus associados, mas para toda a sociedade.

            Pela sua persistência na persecução desses ideais, pela excelência de seu trabalho social, deixo registrados nos Anais da Casa meus cumprimentos à PREVI.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


            Modelo14/18/248:46



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2000 - Página 25275