Pronunciamento de José Roberto Arruda em 28/12/2000
Discurso durante a 2ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Esclarecimentos, em nome da Liderança do Governo, sobre a proposta de mudança do nome da Petrobrás para PetroBrax.
- Autor
- José Roberto Arruda (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: José Roberto Arruda
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Esclarecimentos, em nome da Liderança do Governo, sobre a proposta de mudança do nome da Petrobrás para PetroBrax.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/12/2000 - Página 25645
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, LIDERANÇA, GOVERNO FEDERAL, SENADO, CRITICA, PROPOSTA, HENRIQUE PHILIPPE REICHSTUL, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MOTIVO, DESNECESSIDADE, ALTERAÇÃO, NOME, EMPRESA ESTATAL.
O SR. JOSÉ ROBERTO ARRUDA (PSDB - DF. Para esclarecimentos. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, V. Exª está pronto para começar a Ordem do Dia. Tentarei ser econômico. Lamento frustrar as expectativas do nobre Senador Pedro Simon. Neste caso específico, penso que o Líder do Governo tem a responsabilidade de ter uma relação franca e sincera com a sua própria consciência.
Confesso que, como brasileiro, não entendi. Pessoalmente, não gosto da idéia, considero-a muito ruim e, como o Presidente e a Diretoria da Petrobras são responsáveis, imagino que possam ter argumentos.
Mas, antes de vir ao Plenário, tomei uma decisão. Liguei para o Presidente da Petrobras e disse que o bom-senso indica, quando o clamor público é todo em uma direção, que haja humildade, que se volte atrás, que se repensem os estudos. O Presidente da Petrobras ouviu as minhas ponderações. Espero que tome a decisão ainda durante o dia de hoje.
Apenas me pediu que registrasse aqui que a Petrobras não estaria gastando R$100 milhões para isso. Na verdade, 90% desses recursos são destinados à modernização dos postos da BR, com ou sem a mudança de nome. Não disponho de mais detalhes. De qualquer forma, é a minha posição pessoal. E me parece que esta é a maneira certa de dar contribuição ao Governo no qual acredito: fazer críticas construtivas, quando cabíveis. O Presidente da Petrobras aceitou as ponderações, e espero que repense a questão ainda hoje.
Muito obrigado, Sr. Presidente.