Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, POR OCASIÃO DE SUA DESPEDIDA DA PRESIDENCIA DA CASA.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, POR OCASIÃO DE SUA DESPEDIDA DA PRESIDENCIA DA CASA.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2001 - Página 669
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, ELOGIO, EMPENHO, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, POLITICA SOCIAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Eminente Senador, Presidente Antonio Carlos Magalhães, eu realmente tinha uma comunicação importante a fazer à Casa a respeito do meu Estado. Mas deixarei de fazê-lo, porque penso que, neste momento, nada é mais importante do que manter o brilho desta homenagem prestada, com muita justiça, a V. Exª na tarde de hoje.

            Quero aqui, com muita alegria, por ser o último a usar da palavra, registrar também o meu apreço. Por que fico feliz por ser o último a usar da palavra? Porque espero que, na memória de V. Exª, possa valer aquele velho ditado de que os últimos serão os primeiros. Pois tantos foram os que me antecederam, amigos de longas lutas e caminhadas, que usaram da palavra com muito brilhantismo que eu, seguramente, modesto advogado de aldeia, como disse em certa ocasião, vindo do modesto Estado de Rondônia, ficarei muito feliz por ser o último a registrar aqui o meu apreço.

            E o faço com muita determinação, porque ao chegar a esta Casa - lugar aonde nunca imaginei pudesse um dia chegar, mas para o qual o destino acabou me trazendo -, vindo substituir, com muita honra, o ex-Senador e hoje Governador do meu Estado, José Bianco, uma das primeiras mãos que me foram estendidas foi exatamente a de V. Exª. Digo isso, sem me descurar, entretanto, que outros eminentes Senadores sempre tiveram muito apreço por mim. Estão aqui os Senadores Edison Lobão, Bernardo Cabral, Romeu Tuma e tantos outros que me auxiliaram. Mas foi V. Exª - lembro-me bem da primeira visita que fiz ao seu gabinete, quando ainda nem havia assumido, junto com o Governador José Bianco - que me ensinou as primeiras regras de boa conduta dentro desta Casa, para que eu conquistasse, com muita humildade, este espaço e para que eu fosse hoje reconhecido pelo trabalho que aqui realizo de forma muito clara e transparente.

            Quantas vezes ouvi V. Exª, nessa cadeira, rugir como um leão na defesa das suas idéias, das suas posições, mas quantas vezes também, Sr. Presidente - isto me marcou profundamente -, vi V. Exª se transformar num menino e até chorar. Isso demonstra efetivamente que V. Exª é uma pessoa diferente, que consegue, ao mesmo tempo, ser um leão e uma criança. Pode ter certeza de que aprendi muito.

            Sendo o último orador, espero poder merecer de V. Exª, quando ocupar seu lugar na Bancada do Estado da Bahia, sua amizade e poder um dia conquistar espaço igual ao de tantos outros que me antecederam, como seu verdadeiro amigo.

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Muito obrigado, Senador Moreira Mendes.


            Modelo15/19/249:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2001 - Página 669