Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, POR OCASIÃO DE SUA DESPEDIDA DA PRESIDENCIA DA CASA.

Autor
Djalma Bessa (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Djalma Alves Bessa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, POR OCASIÃO DE SUA DESPEDIDA DA PRESIDENCIA DA CASA.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2001 - Página 671
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, VALORIZAÇÃO, ETICA, POLITICA, PAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. DJALMA BESSA (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, é compreensível que, como Senador pela Bahia, eu me sinta altamente confortado, alegre e por que não dizer vaidoso pelas manifestações que V. Exª tem recebido. Isso não só nos envaidece, aqui no Senado e na Câmara, ou seja, os representantes da Bancada baiana, mas também vai mais longe e alcança os milhões de eleitores de V. Exª.

            O relacionamento entre V. Exª e o seu eleitorado hoje não é apenas eleitoral, político, é, sim, um relacionamento afetuoso, é um caso de amor. O eleitorado da Bahia ama V. Exª. O casamento de V. Ex.ª com a Bahia não é como esses casamentos de hoje que são “separáveis”, é um casamento indissolúvel, e aí está o segredo e a razão do aplauso, do apoio e da consideração que V. Ex.ª tem tido no nosso Estado. Além disso, merece um louvor especial, por ter saído consagrado em tantas eleições. Só esse detalhe, considerando-se as eleições que V. Ex.ª tem enfrentado, lhe dá uma dimensão muito grande e muito ampla. Por quê? Porque ao político vale ser julgado pelo eleitorado ao se submeter a eleições, e V. Ex.ª nesse aspecto, não há dúvida, tem nota dez, considerando-se os demais políticos. Entretanto, V. Ex.ª não se distingue apenas pela disputa nas eleições. Basta que se considerem os aplausos, o apoio, a consideração, a homenagem que V. Ex.ª tem recebido não só desta Casa como da Câmara dos Deputados. É, realmente, Sr. Presidente, um recorde, e isso não é por acaso. V. Ex.ª fez por merecer das duas Casas, acima dos Partidos, uma consagração. É, portanto, altamente dignificante que V. Ex.ª assim tenha procedido. Mas sendo indiscutivelmente homenageado pelo seu trabalho como Presidente do Senado não é menos dignificante, nem menos importante a atuação de V. Exª como Senador. Examine-se a atuação de V. Ex.ª como Presidente do Senado, e o louvor é unânime; examine-se a atuação de V. Ex.ª como Senador, e o louvor é unânime. É realmente um privilégio. Vale também acentuar, Sr. Presidente, que V. Ex.ª desce dessa cadeira maior do que entrou, maior do que subiu a escada para nela assumir a Presidência da Casa. V. Ex.ª desce mais engrandecido. Entretanto, é salutar que se sublinhe que V. Exª se fixou nesta Casa desde o primeiro instante quando assomou à tribuna para expor dificuldades, desacertos e mazelas de certa parte do Poder Judiciário. V. Ex.ª não entrou aqui por acaso; veio já sabendo o que iria fazer e, naquela oportunidade, a celeuma foi também grande. Mas o certo é que V. Exª sacudiu o Poder Judiciário, e não há dúvida de que deu nova dimensão a esse Poder sem conturbar, sem perturbar, sem dificultar a atuação do Judiciário, sem discriminá-lo, ou seja, na sua movimentação, alcançou todo o Poder Judiciário. Prosseguindo nessa sua campanha, V. Exª partiu para a CPI do Judiciário, que, no princípio, também sofreu diversas alterações. Mas no fim foi o coroamento, foi o aplauso, foi também uma etapa que valeu sobremodo, porque acordou, despertou e fez com que o Judiciário verificasse que havia problemas, mazelas, dificuldades em seu seio. V. Exª não se conforma, e é justo que isso seja compreensível com o marasmo, com a paralisação. V. Exª é um inovador, e para ser um inovador, para modificar, para se atualizar, é preciso vencer obstáculos, e V. Exª os tem vencido.

            Sinto-me, portanto, Sr. Presidente, altamente gratificado, como representante da Bahia, porque V. Exª não só se projeta, mas projeta seus amigos, projeta seus correligionários, projeta o seu Estado. E não é exagero dizer, pelas manifestações, pelos aplausos que tem recebido, que V. Exª é um homem da maior expressão nacional. A Bahia agradece a V. Exª, por meu intermédio, por um trabalho altamente dignificador e patriótico.


            Modelo14/26/2410:31



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2001 - Página 671