Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

REGISTRO DAS INICIATIVAS DO GOVERNO DE TOCANTIS, DESTACANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL - PERTINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REGISTRO DAS INICIATIVAS DO GOVERNO DE TOCANTIS, DESTACANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL - PERTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2001 - Página 1951
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), CUMPRIMENTO, PROGRAMA, ELETRIFICAÇÃO RURAL, ANUNCIO, LANÇAMENTO, EDITAL, CENTRAIS ELETRICAS DO TOCANTINS (CELTINS), CONTINUAÇÃO, OBRA PUBLICA.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em meio a tantas incertezas que os fatos do cotidiano parecem espalhar na opinião pública nacional, venho a esta tribuna, Sr. Presidente, nobres Senadoras e Senadores, para afirmar que, no meu Estado do Tocantins, a cada dia que passa, as notícias de novas iniciativas, governamentais ou não, nos dão a certeza de que o Brasil não pára, de que enquanto a insegurança ameaça as grandes cidades e a vida dos cidadãos, a pressão da globalização nos fecham mercados, os juros exorbitantes inibem nossa capacidade de investimentos, enquanto isso ocorre no país, no silêncio, no esforço e no trabalho de sua gente, um outro país vem nascendo no coração do Brasil.

Há dias comentava os passos largos em que vem ocorrendo a construção do complexo hidroelétrico do Rio Tocantins, com as obras da Usina do Lajeado cumprindo religiosamente seus prazos e com a apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental da Usina do Peixe sendo debatidos em audiências públicas com a população.

Há dias também me referia à estrutura enxuta da administração estadual que, comprometendo apenas 37% da sua receita com a folha de pagamento de pessoal e 10% com gastos de manutenção da máquina do Estado, viabilizava recursos da ordem de 50% do orçamento estadual para investimentos e para lastrear o crédito do Estado junto a agências de financiamento nacionais e estrangeiras.

Pois bem, Sr. Presidente! Graças à racionalização da estrutura e da gestão administrativa expressas nesses números, o Governo do Estado vem podendo cumprir metas e ultrapassando-as, como o Programa Estadual de Eletrificação Rural - o PERTINS, que brevemente deverá beneficiar com energia elétrica mais 18 mil propriedades rurais. O Programa já estendeu 2.890 Km de linhas secundárias, sendo que outros 4.526 Km de linhas estão em andamento, as quais beneficiarão mais 5 mil famílias.

A Celtins, executora do projeto, aguarda para o mês de março o lançamento de novo edital para a compra de material, com o que prosseguirá a realização da meta do programa de atingir mais 18 mil propriedades.

O Secretário de Infra-estrutura, Dr. José Edmar Brito Miranda, gestor dos recursos, anunciou para o dia 16 de março o lançamento do Edital para aquisição do material necessário à execução da obra.

Graças à absoluta regularidade dos cronogramas físico-financeiros, 27 milhões de dólares já foram investidos em material elétrico e em equipamento e 10 milhões com mão-de-obra.

O programa total deverá custar 100 milhões de dólares, dos quais 69 milhões serão financiados pelo Eximbank, assumido pelo Governo do Estado, enquanto os restantes 31 milhões serão de responsabilidade da CELTINS e dos próprios beneficiários.

É a revolução do Brasil silencioso, Sr. Presidente, que vem ocorrendo longe dos focos da crise do Brasil urbano, do Brasil inserido nos circuitos globalizados e dependente dos caprichos da globalização.

Quem há alguns anos sobrevoasse a imensidão do território tocantinense à noite veria milhares de estrelas no céu pontuando a noite tocantinense. De quando em quando, vagas e trepidantes luzes assinalavam algumas cidades, onde a energia elétrica era gerada de forma precária. No mais, a escuridão encobria os campos e os lares de um território esquecido e adormecido.

Quem sobrevoa hoje à noite esse mesmo território, vê naquela escuridão, a cada dia se multiplicarem os pontos de luz, como se novas estrelas ponteassem a terra, iluminassem os lares tocantinenses e as cidades, pequenas ou grandes, demarcassem com o brilho de suas luzes esfuziantes o meio da noite. É a irreversibilidade do progresso que, afinal, chega a cada dia, despertando nos homens a certeza de melhores dias e de melhor qualidade de vida no coração do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2001 - Página 1951