Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-EMBAIXADOR E BANQUEIRO MINEIRO WALTER MOREIRA SALLES, EM PETROPOLIS, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-EMBAIXADOR E BANQUEIRO MINEIRO WALTER MOREIRA SALLES, EM PETROPOLIS, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2001 - Página 1950
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, WALTER MOREIRA SALLES, BANQUEIRO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Era meu propósito, Sr. Presidente, apresentar este requerimento. Espero assiná-lo, se possível, em segundo lugar.

Eu mantinha um excelente relacionamento com o Dr. Walther Moreira Salles, uma das figuras mais elegantes e, sobretudo, competentes, discretas, que este País possuiu.

Foi Ministro da Fazenda em época difícil da vida brasileira e Embaixador duas vezes nos Estados Unidos, no Governo de Vargas e de Juscelino Kubitschek. Era um homem banqueiro; banqueiro vitorioso e respeitado no mundo inteiro. E Walther Moreira Salles teve vários filhos, e todos eles brilharam na atividade que foram realizar durante a vida. Walther Moreira Salles teve mais de um filho cineasta, teve um filho banqueiro, todos fiéis aos princípios morais que nortearam a vida desse grande brasileiro.

O Senado da República se engrandece no momento em que vota esta moção de pesar.

Filho de João Salles, tinha pelo pai uma adoração. Seguiu os passos do pai e pôde se tornar um dos homens mais importantes da vida brasileira. Daí por que este requerimento representa não só a vontade do Senado, do Congresso, mas de todo o País, que teve em Walther Moreira Salles um dos seus maiores filhos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2001 - Página 1950