Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APELO AO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES PARA QUE INTERCEDA JUNTO A EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, NO SENTIDO DE OBTER VISTO DE ENTRADA NAQUELE PAIS PARA O PREFEITO DE CAMBORIU, SR. LEONEL PAVAN.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • APELO AO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES PARA QUE INTERCEDA JUNTO A EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, NO SENTIDO DE OBTER VISTO DE ENTRADA NAQUELE PAIS PARA O PREFEITO DE CAMBORIU, SR. LEONEL PAVAN.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2001 - Página 1846
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, EMBAIXADA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OBSTACULO, CONCESSÃO, VISTO DE PASSAPORTE, BRASILEIROS, ESPECIFICAÇÃO, AUTORIDADE.
  • SOLICITAÇÃO, GESTÃO, CELSO LAFER, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), REVISÃO, DECISÃO, EMBAIXADA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CONCESSÃO, VISTO DE PASSAPORTE, LEONEL PAVAN, PREFEITO, MUNICIPIO, CAMBORIU (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei breve e veemente ao mesmo tempo.

            Repudio a política de concessão de vistos da Embaixada americana no Brasil, a qual, ao tripudiar quando da referida concessão aos brasileiros comuns, dificultando-a sobremaneira, resolveu também achincalhar as autoridades brasileiras. O Consulado americano em Brasília está simplesmente negando visto de entrada ao Prefeito de Camboriú, Sr. Leonel Pavan (PDT) - e por isso faço este pronunciamento -, sem nenhuma justificativa assimilável, pois apenas argumenta que já concedeu nove vistos para uma delegação de prefeitos catarinenses que irão a Miami participar de um evento de negócios importantes, inclusive para o Balneário Camboriú.

Ora, Sr. Presidente, sob o argumento de que já concedeu nove vistos, o Consulado se nega a conceder o décimo ao Prefeito Leonel Pavan? Isto é inadmissível.

Portanto, deixo aqui o meu protesto e apelo ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, no sentido de fazer gestões junto à Embaixada americana no Brasil para rever essa política leonina de concessão de vistos aos brasileiros, chegando ao ponto de achincalhar até mesmo as nossas autoridades. E apelo ainda, veementemente, contundentemente, no sentido de que o visto seja concedido ao Prefeito Leonel Pavan, o qual representará o seu município em uma reunião de interesse do seu povo.

Sr. Presidente, não podemos nos calar diante dessa trágica decisão da Embaixada Americana.

Com relação à Alca, posso adiantar que teremos que rever isso; todavia, voltarei a esta tribuna para tratar, em breve, dessa questão, quando farei referência ao episódio da vaca louca.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2001 - Página 1846