Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, SR. MARIO COVAS.

Autor
Geraldo Cândido (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Geraldo Cândido da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, SR. MARIO COVAS.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2001 - Página 2403
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARIO COVAS, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ETICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

O SR. GERALDO CÂNDIDO (Bloco/PT - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a exemplo dos diversos oradores que ocuparam esta tribuna na tarde de hoje para prestar uma justa homenagem ao Governador Mário Covas, posiciono-me trazendo o meu abraço e o da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, como também da população do Rio de Janeiro, à sua família e à população de São Paulo.

O Governador Mário Covas foi um político que podemos considerar como um espécime raro. Se o colocássemos ao lado de outros políticos, também já falecidos, teríamos um time dos principais políticos do século XX. Posso citar aqui o ex-Presidente Tancredo Neves, o ex-Presidente Juscelino Kubitschek, o Senador Petrônio Portella, o Deputado Ulysses Guimarães, enfim uma safra de políticos que estão indo embora aos poucos. São, eu diria, quase insubstituíveis, porque, durante toda a vida pública, tiveram atuação exemplar. Com tenacidade, cumpriram suas tarefas; com lisura, trataram das questões públicas. Foram pessoas que exerceram cargos públicos e, com a morte, não deixaram nada que pudesse enlamear os seus nomes.

A homenagem que hoje está sendo feita no Brasil inteiro ao Governador Mário Covas é justa, pois se trata de um homem que dedicou sua vida à causa pública, à população do Estado de São Paulo e - por que não dizer - do Brasil inteiro. Portanto, que o ex-Deputado, o ex-Prefeito, o ex-Senador e o Governador Mário Covas vá em paz, porque cumpriu a sua tarefa como poucos o fizeram e, por isso, é merecedor de todo o nosso carinho, de todo o nosso respeito. Todas as homenagens que lhe foram prestadas ainda serão poucas diante do seu passado de luta.

Essas são as minhas palavras em homenagem a esse grande estadista brasileiro que foi Mário Covas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2001 - Página 2403