Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REFUTAÇÕES AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR RENAN CALHEIROS. (COMO LIDER)

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • REFUTAÇÕES AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR RENAN CALHEIROS. (COMO LIDER)
Aparteantes
Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2001 - Página 2595
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • RESPOSTA, PRONUNCIAMENTO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, AUSENCIA, POSIÇÃO, ORADOR, INTERMEDIARIO, OPERAÇÃO FINANCEIRA, BANCO DO BRASIL, EMPRESTIMO, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PERIODO, GESTÃO, CELSO PITTA, EX PREFEITO, OBJETIVO, PAGAMENTO, EMPRESA DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei breve. Considero singular a coragem do Senador Renan Calheiros. Eu me recordo de V. Exª sendo demitido do cargo de Ministro, neste próprio Governo, e das mágoas de V. Exª, que agora passa a ser defensor do mesmo em função de uma posição partidária. V. Exª não pode falar daquilo que não conhece. O Dr. Aloysio Nunes Ferreira fez uma nota oficial ontem e hoje já distribuí à imprensa pela manhã. Toda ela. Aqui não vou ler, para não tomar tempo, mas vale à pena que V. Exª leia amanhã. Mas esta parte serve para V. Exª.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Tenho aqui cópia da nota.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Não. É da minha que falo:

Desafio qualquer Presidente do Banco do Brasil, em qualquer época, inclusive o atual, seu antecessor e também quantos por ali passaram, a apontar alguma vez que eu tenha ido pleitear empréstimo para quem quer que seja. Estive, sim, no passado, no cumprimento de meus deveres de governador da Bahia, no Banco Central, em procedimentos de rotina de interesse do Estado.

            V. Exª está desafiado, todos os Presidentes do Banco do Brasil, o Presidente da República, Aloysio Nunes Ferreira, a dizerem quando fui. Quanto a minha ligação com a OAS, eu tenho um genro na OAS, mas V. Exª tem amigos empreiteiros com quem tem muito mais intimidade do que eu com a OAS.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Mais do que V. Exª com a OAS?

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Muito mais.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Ninguém tem.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - V. Exª tem. V. Exª conhece o Zuleido, não é? V. Exª não conhece o Zuleido Galtano? Então, com isso já está dito.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Eu o conheço; foi da própria OAS.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Depois nós vamos tratar desse assunto. Quando era da OAS, também; e agora, não, agora é mais ligado a V. Exª do que à própria OAS.

Quanto a isso, à CPI das Empreiteiras, que eu tanto espero, nós vamos trazer esses empreiteiros todos para ver com quem estão ligados. E fique certo V. Exª de que não está imune; eu sei, e V. Exª sabe disso. De maneira que não se apresse a querer ocultar problemas que já estão claros, como o do Banpara. Está claro o Banpara ou não está?

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Eu quero responder a V. Exª; conclua, por favor.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Está ou não está? Se não está, V. Exª dirá que não está e que precisa clarear, ou V. Exª deixe para o Líder do Governo defender o próprio Governo, que não quis V. Exª como Ministro. De maneira que eu faço isso em atenção a V. Exª, em atenção à Casa e até pela amizade que sempre mantive com V. Exª, a despeito de posições políticas ou partidárias diferentes. Estou fazendo isso para beneficiar V. Exª e para preservar o decoro da Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2001 - Página 2595