Pronunciamento de Edison Lobão em 07/03/2001
Discurso durante a 9ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
REGISTRO DA HOMENAGEM QUE A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO, AO ENSEJO DAS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 181 ANOS DE FUNDAÇÃO, FEZ AO MINISTRO CARLOS VELLOSO, PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
- Autor
- Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Edison Lobão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- REGISTRO DA HOMENAGEM QUE A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO RIO DE JANEIRO, AO ENSEJO DAS COMEMORAÇÕES DOS SEUS 181 ANOS DE FUNDAÇÃO, FEZ AO MINISTRO CARLOS VELLOSO, PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/03/2001 - Página 2609
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM, CARLOS VELLOSO, MINISTRO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), AUTORIA, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CONCESSÃO HONORIFICA, MEDALHA.
- ANEXAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, ARTHUR ANTONIO SENDAS, PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), HOMENAGEM, CARLOS VELLOSO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), DEFESA, POLITICA, PROTEÇÃO, INCENTIVO, EMPRESA NACIONAL.
O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Associação Comercial do Rio de Janeiro - que completa 181 anos de fundação a 13 de maio vindouro - prestou uma justa homenagem ao Ministro Carlos Velloso, Presidente do Supremo Tribunal Federal, recebendo-o festivamente para lhe outorgar a Medalha Visconde de Mauá, no grau ouro.
Coube ao Sr. Arthur Antonio Sendas, Presidente da Associação Comercial, o discurso oficial, no qual, além de ressaltar os incontáveis méritos do jurista Ministro Carlos Velloso, expendeu considerações que bem refletem o pensamento da classe empresarial brasileira.
Disse S. Sª da imperiosa necessidade de contarmos com empresas cem por cento brasileiras, em condições de competir nos mercados globalizados. “Vencida a guerra inflacionária”, afirmou o líder empresarial, “é indispensável que o governo brasileiro trace e execute efetivas políticas de apoio e defesa das empresas nacionais”, pois, no contexto mundial, “todos os grandes países adotam políticas de proteção e incentivo às suas empresas”.
Enfim, Sr. Presidente, foi um discurso muito oportuno o proferido por Arthur Antonio Sendas, em nome da Associação Comercial do Rio de Janeiro, cujo texto solicito faça parte integrante deste meu pronunciamento.
No ensejo, peço licença para associar-me às homenagens que vêm sendo prestadas ao ilustre Ministro Carlos Velloso, cuja gestão na Presidência do Supremo Tribunal Federal foi marcante pela sabedoria e pela serenidade com que conduziu a mais alta Corte da nossa Justiça em período proceloso nas áreas econômica, social e judiciária.
É esperança nossa que a Justiça brasileira continue a manter-se com os quadros altamente qualificados dos que a compõem. Os seus membros têm carregado nos ombros, de maneira injusta, as fortes críticas dos que apontam falhas, mas não diligenciam soluções. Espera-se que tenha chegado afinal o momento, após os tantos debates travados, das reformas - reclamadas pelos próprios magistrados - que assegurem maior rapidez para se chegar ao desfecho justo e equânime das contendas.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.