Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, SR. MARIO COVAS.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, SR. MARIO COVAS.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2001 - Página 2407
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARIO COVAS, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

           O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Srªs e Srs. Senadores, a perda de Mário Covas é um funesto acontecimento, que, embora aguardado nos últimos dias sob a angústia da opinião pública, choca a todos os brasileiros.

Mário Covas não era apenas mais um político na constelação dos que exercem funções representativas: ele foi o político na mais autêntica significação dessa palavra; alguém que honrou todas as funções pelas quais passou, transformando-se - por sua correção e por suas atitudes - no mais aprimorado exemplo a servir de modelo para quantos desejam seguir uma carreira política com propósitos éticos e patrióticos.

A vocação de homem público de Mário Covas foi excepcional, permanentemente interessado em, de algum modo, influir nos rumos a serem seguidos pelo País e pelo seu Estado. Mesmo no longo período em que foi, juntamente com tantas outras brilhantes lideranças, arbitrariamente afastado das funções públicas, não houve um dia em que Mário Covas deixasse de encontrar pretextos para, ausentando-se um pouco da engenharia, ir debater política nas ruas, nos botequins, em sua casa e em casa de amigos.

           Nem a violência nem as ameaças conseguiram constrangê-lo a abandonar a causa pública. Daí o seu retorno triunfal à vida parlamentar, logo cessada a deplorável violência que lhe impôs o afastamento compulsório.

           Covas amava as tribunas. Tinha gosto pelas polêmicas. Aceitava, com íntimo prazer, todos os desafios que se antepunham.

O último desafio, como vimos, foi a doença. Sua luta contra os males físicos, assistida por todo o País, refletiu o incrível batalhador que sempre foi em vida. Desta vez, porém, foi vencido. Vencido neste mundo terreno, mas, seguramente, recebido em festa de heróis como grande vencedor em lugares divinos. Compartilhamos com todo o País a dor que nos envolve com a morte do Governador Mário Covas. Na pessoa de Dª Lila Covas, dedicadíssima esposa de Mário, a Mesa Diretora do Senado Federal envia à família enlutada e ao Estado de São Paulo todo o nosso imenso pesar pelo desaparecimento daquele que em variadas funções de representação popular tanto honrou o Brasil.

Vamos, de pé, observar um minuto de silêncio.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2001 - Página 2407