Pronunciamento de Edison Lobão em 09/03/2001
Discurso durante a 10ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO E EX-GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, SR. LUIS ROCHA.
- Autor
- Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Edison Lobão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO E EX-GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, SR. LUIS ROCHA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/03/2001 - Página 2774
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, LUIS ROCHA, EX-DEPUTADO, EX GOVERNADOR, PREFEITO, MUNICIPIO, BALSAS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA).
O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Para encaminhar a votação.) - Sr. Presidente, perdemos, na madrugada de hoje, um grande político do Estado do Maranhão que teve intensa atuação também no plano federal. Trata-se do ex-Vereador de São Luís, Luís Rocha, ex-Deputado Estadual, Líder na Assembléia, Secretário-Geral do Partido ao qual pertencia, posteriormente Deputado Federal - o mais votado do Estado -, tendo participado do colégio de líderes, aqui em Brasília, do Partido ao qual se encontrava filiado, e, finalmente, Governador do Estado.
Nos últimos anos, ele exercia a Prefeitura de sua cidade natal Balsas*.
Teve uma carreira fulgurante o Dr. Luís Rocha, mas não desejou encerrá-la sem governar o seu próprio Município. Ele quis voltar à sua terra, descendo das posições federais para uma posição municipal. Ele entendia que só completaria sua carreira política exercendo a administração de seu Município. E o fez, pelo tempo em que isso ocorreu, com extrema competência e com grande espírito público. Lamentavelmente, acometido de uma enfermidade cruel, acabou afastando-se por algum tempo da prefeitura, até que, agora, foi sucedido pelo novo prefeito Jonas Demito.
O falecimento de Luís Rocha deixa um vácuo na política do Estado do Maranhão por sua experiência, por sua inteligência e pelo seu talento.
Daí o requerimento que faço, pedindo aos ilustres Senadores, meus Companheiros, que o aprove, para que essa homenagem seja prestada a ele também pelo Senado da República.
Muito obrigado.