Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

INTERPELAÇÃO AO SR. MINISTRO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. CELSO LAFER.

Autor
Paulo Hartung (PPS - CIDADANIA/ES)
Nome completo: Paulo César Hartung Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • INTERPELAÇÃO AO SR. MINISTRO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. CELSO LAFER.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2001 - Página 2895
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • INTERPELAÇÃO, CELSO LAFER, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), ESCLARECIMENTOS, ACORDO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), POSIÇÃO, PAIS, PARCERIA, BRASIL, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), SOLICITAÇÃO, COMENTARIO, AREA DE LIVRE COMERCIO DAS AMERICAS (ALCA).

O SR. PAULO HARTUNG (Bloco/PPS - ES) - Sr. Ministro Celso Lafer, é um prazer vê-lo no plenário. Quero, de antemão, parabenizá-lo pela exposição, muito clara, profunda, detalhada. Apenas uma ressalva: um pouco defensiva.

Como autor do requerimento, não tive a intenção de trazer à baila as fragilidades do Governo da República em relação ao comércio externo, pois, como já disse muitas vezes, elas também existem no Parlamento e no mundo empresarial do nosso País. O convite, muito bem-intencionado, pretendeu trazer o debate do tema para dentro do Congresso Nacional, porque o considero decisivo para o nosso futuro econômico. Por isso, Ministro, esse passo, de certa forma, é uma porta que se abre para começarmos a nos aprofundar num assunto da maior importância para a nossa economia, para o cidadão brasileiro, para a geração de emprego e renda, e para o aumento da arrecadação de impostos.

Queria ater-me um pouco à exposição. Tenho uma dúvida quanto à restrição da OMC em relação à equalização de crédito, a qual gostaria que V. Exª elucidasse. De certa forma, em algum momento, o Brasil concordou com ela e, agora, é apenado por isso. Assim, pergunto se não houve um erro nessa discussão e se, além do pronunciamento do Presidente da República a respeito do tema, que eu gostei, nós não temos que aprofundar uma luta para mudar essa realidade, sob pena de um País como o nosso, em desenvolvimento, só poder exportar produtos primários, produtos de valor agregado menor e de menor agregação de, por exemplo, avanços tecnológicos e científicos.

Creio que o requerimento é conciso, mas este tema traz algumas preocupações e é sobre ele a segunda pergunta que gostaria de fazer a V. Exª. Fizemos uma grande aposta em relação ao Mercosul. O Governo e o povo brasileiro apostaram nesse mercado comum, mas a impressão com que fiquei no episódio da carne foi de um certo isolamento do Brasil em relação ao continente e ao resto do mundo. Desde a desvalorização da moeda, em janeiro de 1999, parece-me que entramos num momento difícil em relação ao mercado comum que temos com nossos países vizinhos.

Por último - se houver tempo, evidentemente -, gostaria de ouvir de V. Exª alguns comentários sobre a Área de Livre Comércio das Américas. V. Exª tomou posse muito recentemente, mas é um homem muito experiente e vivido e seria interessante se pudesse fazer alguns comentários a respeito da estratégia que o Brasil deve adotar e de como o Congresso Nacional e a sociedade podem participar do aprofundamento dessa discussão, a fim de se encontrarem as vantagens e se identificarem as desvantagens e as ameaças que essa proposta traz.

Muito obrigado, por enquanto.

O SR. PAULO HARTUNG (Bloco/PPS - ES) - Sr. Presidente, não vou continuar na tribuna para que outros Colegas também possam usar do direito de debater o tema.

No entanto, aproveito a oportunidade para comunicar a V. Exª, Sr. Presidente, que apresentei à Casa, hoje, um requerimento propondo a constituição de uma comissão especial para que o Senado Federal possa acompanhar os debates em torno da Alca e das questões relativas ao comércio externo.

Era essa a minha comunicação.

Agradeço ao Ministro as repostas apresentadas.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2001 - Página 2895