Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

INTERPELAÇÃO AO SR. MINISTRO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. CELSO LAFER.

Autor
Arlindo Porto (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: Arlindo Porto Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • INTERPELAÇÃO AO SR. MINISTRO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. CELSO LAFER.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2001 - Página 2904
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • INTERPELAÇÃO, CELSO LAFER, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, FUTURO, SITUAÇÃO, PECUARIA, GADO LEITEIRO.

           O SR. ARLINDO PORTO (PTB - MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Sr. Ministro Celso Lafer, em primeiro lugar, quero cumprimentar V. Exª pelo brilhante trabalho que desempenhou à frente da Embaixada brasileira em Genebra e pelo trabalho feito junto à Organização Mundial de Comércio. Pude acompanhar de perto os grandes impasses, as grandes dificuldades, as turbulências que o capitalismo naturalmente gera num processo de relação comercial. Eu quero cumprimentá-lo pela agilidade e pelas medidas enérgicas tomadas por V. Exª e pelo Ministro Pratini de Moraes, e naturalmente pelo Governo brasileiro, nesse episódio dos embargos da carne brasileira pelo Canadá, pelos Estados Unidos e pelo México.

           Nós sabemos que a reação do poder público seguramente foi importante, assim como o foi a reação da sociedade civil - as sociedades organizadas, as entidades ligadas ao setor rural, as entidades e empresas ligadas ao setor de processamento de carne. A sociedade brasileira se sentiu ofendida no processo que foi instalado, e a ação de V. Exª, assumindo naqueles dias o Ministério, foi importante.

Registrando que as informações prestadas por V. Exª em relação ao episódio do embargo da carne foram bastante esclarecedoras, gostaria de trazer um tema que nos chama atenção. Aliás, pediram-me recentemente as lideranças e produtores rurais que abordasse o assunto que vem muito próximo à pecuária de corte, que é a pecuária de leite. Nós sabemos das dificuldades do relacionamento da pecuária de leite brasileira. A importação de leite no Brasil excede os limites da racionalidade, e há suspeita de triangulação. Qual é a visão de V. Exª em relação à possível triangulação e quais as ações que o Governo brasileiro poderia tomar em relação a isso? Crescemos a cada momento, o produtor brasileiro melhora a sua produção, a sua produtividade, a sua qualidade, mas não consegue competitividade em função dos elevados subsídios, especialmente nos países europeus e também nos Estados Unidos - principalmente nos países europeus. Qual é a visão de V. Exª? Qual é o futuro que pode ser vislumbrado pelos produtores da pecuária leiteira brasileira?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2001 - Página 2904