Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELA INSTALAÇÃO DO HEMOCENTRO ESTADUAL DO ESTADO DO TOCANTINS, O HEMOTO.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • REGOZIJO PELA INSTALAÇÃO DO HEMOCENTRO ESTADUAL DO ESTADO DO TOCANTINS, O HEMOTO.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2001 - Página 3200
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, BANCO DE SANGUE, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, MINISTERIO DA SAUDE (MS), IMPORTANCIA, ATIVIDADE HEMOTERAPICA, SAUDE PUBLICA.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho hoje à tribuna para comunicar à Casa uma notícia muito auspiciosa para o setor de saúde pública do meu Estado do Tocantins: a inauguração do hemocentro estadual, o Hemoto.

Desde o final do ano passado, os tocantinenses podem se orgulhar de ter um hemocentro apto a prestar serviços de excelente qualidade à população, graças à conjugação de esforços entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, por meio do Projeto Reforsus. Agora, estão assegurados o suprimento de sangue com qualidade, a segurança nas transfusões e tratamentos adequados, de modo a suprir as necessidades médicas da população de todo o Estado.

O novo estabelecimento de saúde, resultado de investimentos da ordem de 1 milhão e meio de reais, foi criado para coordenar a política de sangue da hemorrede local e, também, para ser um centro de pesquisa e treinamento. Dispondo de um hospital-dia em pleno funcionamento, o Hemoto está habilitado a dar toda a atenção necessária aos pacientes hemoterápicos, como, por exemplo, os soropositivos e os hemofílicos.

Para o bom funcionamento do centro, foram adquiridos equipamentos no valor de 294 mil reais. Essas centrífugas, geladeiras e freezers estão tendo importante papel nos resultados que já vêm sendo obtidos pelo Hemoto. O processamento de sangue, por exemplo, pode ser realizado com total segurança em todas as suas etapas, evitando quaisquer riscos de contaminação.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, essa importante conquista do povo tocantinense foi viabilizada graças à cooperação entre os Governos Federal e Estadual, que forneceram os recursos financeiros necessários à construção e equipagem do hemocentro.

Desejo, portanto, deixar registrados os meus agradecimentos, em meu nome pessoal e em nome do povo de Tocantins, ao Secretário Estadual de Saúde, Eduardo Medrado; ao Ministro da Saúde, José Serra; ao Secretário-Executivo do Ministério, Barjas Negri; e ao Coordenador-Geral do Projeto Reforsus, Gabriel Ferrato, pela contribuição que deram à melhoria da saúde pública no Estado. Vale ressaltar que o apoio das autoridades recém mencionadas do Governo Federal foi essencial não só para a execução desse empreendimento, como também para a aprovação de outros investimentos na área de saúde para o Estado do Tocantins.

Por fim, desejo manifestar minha satisfação e meus cumprimentos ao operoso povo tocantinense por mais esse avanço na consolidação da infra-estrutura de nosso jovem Estado.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2001 - Página 3200