Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS A MESA SOBRE REQUERIMENTO DE AUTORIA DE S.EXA. DE HOMENAGEM AO CENTENARIO DO EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JUSCELINO KUBITSCHEK.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS A MESA SOBRE REQUERIMENTO DE AUTORIA DE S.EXA. DE HOMENAGEM AO CENTENARIO DO EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JUSCELINO KUBITSCHEK.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2001 - Página 3578
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, MESA DIRETORA, DESIGNAÇÃO, COMISSÃO, ORGANIZAÇÃO, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, NASCIMENTO, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, PARTICIPAÇÃO, SENADO, HOMENAGEM.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tenho a impressão de que quando exercia a Presidência desta Casa, numa sessão em homenagem ao Presidente Kubitschek, falamos em ter uma comissão do Senado para homenageá-lo. Talvez o quase Senador Carreiro possa nos dizer o que aconteceu. Recordo-me bem que tive logo o apoio do Senador Carlos Patrocínio, e realmente devemos a esse que foi o grande Presidente da República dos últimos anos, e de quem tive a honra de ser amigo pessoal, uma homenagem muito grande no seu centenário. E eu já naquela oportunidade, em 12 de setembro do ano passado, pedia que isso ocorresse.

Falo isso porque hoje tive conhecimento de que Sua Excelência o Senhor Presidente da República designou uma comissão para cuidar desse centenário e de que houve uma solenidade muito boa, à altura da memória do Presidente Kubitschek, mas da qual alguns dos seus amigos diletos, por falta de comunicação, estiveram ausentes.

Então, não só justifico a minha ausência, como quero saber que comissão o Senado designará para organizar as comemorações desse centenário.

Não quero competição com o Executivo, mas, tendo ele sido Senador e o grande Presidente da República dos últimos 50 anos, pelo menos, o Senado Federal não pode ausentar-se das comemorações.

Teremos de realizar sessões aqui em homenagem a Juscelino Kubitschek e também outras homenagens, fora daqui, patrocinadas pelo Senado Federal, em honra desse grande homem público.

Faço este apelo a V. Exª porque, se me não engano, esse assunto foi deliberado por esta Casa. Se não teve continuidade, que a Mesa, que V. Exª hoje, com muita honra para mim, preside, adote as providências indispensáveis para que isso ocorra.

Agradeço a V. Exª e, ao mesmo tempo, felicito o Brasil por homenagear, também hoje, a figura do Presidente Juscelino Kubitschek.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2001 - Página 3578