Fala da Presidência durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONGRATULAÇÕES AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO, DESEMBARGADOR JORGE RACHID MUBARAK MALUF, PELOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM SUA GESTÃO.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CONGRATULAÇÕES AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO, DESEMBARGADOR JORGE RACHID MUBARAK MALUF, PELOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM SUA GESTÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2001 - Página 3746
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, JORGE RACHID MUBARAK MALUF, DESEMBARGADOR, EFICACIA, ATUAÇÃO, TRABALHO, GESTÃO, PRESIDENTE, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

           O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com satisfação que utilizo a tribuna do Senado da República para registrar, com orgulho, o trabalho positivo que o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador Jorge Rachid Mubarák Maluf, vem desenvolvendo à frente daquele Poder do meu Estado

No momento em que tanto se fala em reforma e modernização do Poder Judiciário, creio deva ser minha obrigação registrar que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão vem, desde já, pondo em prática ações, sempre em nome do interesse público e do fortalecimento da cidadania.

A gestão do Desembargador Jorge Rachid engrandece e orgulha não apenas o povo do Maranhão, mas, também, tenho certeza, todo o mundo jurídico brasileiro.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dentro desse contexto, deve ser ressaltada uma importante ação do Tribunal de Justiça do Maranhão em prol da cidadania. É de se destacarem, por exemplo, as solenidades de casamento coletivo, promovidas pelo órgão, com a finalidade de regularizar, perante a Justiça, a situação de milhares de casais que vivem maritalmente há muitos anos, mas que não estão casados oficialmente perante a Lei. Essa é uma das ações do Tribunal de Justiça do Maranhão, em favor do fortalecimento da cidadania, que não poderia ficar sem este registro.

Do meu Estado do Maranhão recebo a informação de que as inscrições para o primeiro Casamento Comunitário de Coelho Neto começaram a 12 de fevereiro em 15 Postos instalados na Comarca e em mais dois Termos, Duque Bacelar e Afonso Cunha e em Vitória do Mearim os preparativos para a primeira cerimônia da Comarca também já começaram. As inscrições tiveram início a 12 de março, e as cerimônias de casamento deverão acontecer, segundo a Juíza Teresa Mendes.

O sucesso da iniciativa do Tribunal de Justiça do meu Estado é patente: chegou a 3.337 mil o número de inscrições para o casamento coletivo fornecido pela Central da Cidadania e Justiça. O levantamento corresponde ao período de 11 de janeiro a 7 de março nos Postos do TJ - instalados desde 12 de janeiro na Praça Deodoro, no Terminal da Integração - e no serviço denominado Telejudiciário (0800 98 1581). A Central de Justiça e Cidadania realizou o maior número de inscrições: 994 até agora.

O Telejudiciário, o primeiro a começar o trabalho, acumula, no mesmo período, 511 casais inscritos pelo telefone. O Posto da Deodoro registra 774 inscritos, e o Terminal da Integração, 784. O Posto móvel, que começou a circular em 1.º de fevereiro, efetuou 274 inscrições em 32 bairros visitados. Desde 15 de fevereiro, o TJMA mandou distribuir nos ônibus folhetos informando procedimentos para as inscrições. Além disso, já começou campanha na TV, para reforçar o período e os locais das inscrições gratuitas para o evento, ainda sem data confirmada. Os que procuram o Telejudiciário são orientados a preencher o formulário de Encaminhamento na Central da Cidadania, na Av. Beira Mar.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, depois do acréscimo de 9% em ligações recebidas em relação ao ano passado, o serviço gratuito do Telejudiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão registrou recorde em chamadas. Em fevereiro: 5.481 mil ligações, o maior número desde a implantação em 1997.

Faço minhas as palavras do Desembargador Jorge Rachid, sobre o Tribunal de Justiça do Maranhão:

A satisfação do cidadão que recorre ao Poder Judiciário é, sem dúvida, o maior incentivo e a mais importante fonte inspiradora do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Norteando-se por essa meta, é que se tem buscado implementar projetos especiais que visam não só o incremento da própria prestação jurisdicional, como também pretendem resgatar aspectos cruciais relativos à cidadania. Temos o firme propósito de tornar a Justiça maranhense cada vez mais eficiente, célere e eficaz, possibilitando, com isso, a sua aproximação do cidadão. Os projetos já consolidados e os que ainda estão emergindo destacam-se pela sua relevância e grande alcance social, através de ações concretas, concentradas em três principais áreas de atuação: informação, cidadania e otimização da prestação dos serviços. O resultado das ações desenvolvidas só vem a comprovar que rumamos certo, logrando a aprovação unânime dos membros do Poder Judiciário e da própria sociedade, que tem demonstrado crescente receptividade aos nossos projetos, sem que isso tenha exigido do usuário qualquer contrapartida, eis que a gratuidade é elemento marcante na prestação desses serviços.

Como diz o Desembargador Jorge Rachid, "o reconhecimento da sociedade é, e as estatísticas confirmam, o resultado mais visível do sucesso dos projetos especiais que, em verdade, confluem para um objetivo único: proporcionar ao cidadão mais e melhores instrumentos do exercício pleno da cidadania."

Justifica-se, portanto, o meu regozijo em relação a essa atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, reforçando a instituição da família numa época em que, por todos os lados, procura-se deteriorar essa tradição tão brasileira.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2001 - Página 3746