Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

APELO AO INCRA E AOS GOVERNOS FEDERAL E DE RORAIMA PARA ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES DAS ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES NA AGRICULTURA.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • APELO AO INCRA E AOS GOVERNOS FEDERAL E DE RORAIMA PARA ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES DAS ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES NA AGRICULTURA.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2001 - Página 4083
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, DOCUMENTO, AUTORIA, FEDERAÇÃO, TRABALHADOR, AGRICULTURA, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), CENTRAL SINDICAL, ASSENTAMENTO RURAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), REIVINDICAÇÃO, SOLUÇÃO, EMERGENCIA, RECUPERAÇÃO, ESTRADAS VICINAIS, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, PROXIMIDADE, CHUVA.
  • ENCAMINHAMENTO, REIVINDICAÇÃO, TRABALHADOR RURAL, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, SUGESTÃO, MUTIRÃO, BATALHÃO DE ENGENHARIA (BTLENG), MELHORIA, ESTRADAS VICINAIS.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do Orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer um registro sobre um assunto de extrema preocupação.

Recebi um documento da Central dos Assentados de Roraima, da Central Única dos Trabalhadores - CUT/Roraima - e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Roraima - FETAG/RR -, que relata a situação de extrema gravidade por que passam as estradas do interior. Estamos perto do período das chuvas, e as estradas de Roraima, principalmente as estradas vicinais, já se encontram quase intransitáveis.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura faz um apelo ao Governo do Estado, ao Incra e ao Governo Federal para que busquem uma solução emergencial, evitando que milhares de pessoas fiquem ilhadas no período do inverno.

Recebi preocupado essa comunicação e estou encaminhando uma proposta ao Governo Federal, apesar de saber que a manutenção das estradas vicinais dos Estados não é atribuição sua, mas, sim, dos governos estaduais - no caso, do Governo de Roraima, meu Estado. Ainda assim, estou encaminhando um apelo ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para tentar organizar um grande mutirão, inclusive envolvendo os Batalhões de Engenharia do Exército, para recuperar as estradas dos assentamentos do País. Seria um bom caminho a utilização dos Batalhões de Engenharia do Exército brasileiro para recuperar estradas vicinais de assentamentos também do Governo Federal.

No caso de Roraima, temos o 6º BEC, aparelhado e em condições de realizar esse trabalho, que é importante ser feito de forma urgente e emergente para que a população não fique prejudicada, como relatam os nossos companheiros trabalhadores da agricultura.

Portanto, deixo meu apelo e minha sugestão. Peço, juntamente com minhas palavras, a transcrição do ofício recebido por essas instituições, endereçado ao Governador e remetido também a mim a fim de que fizesse esse apelo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO:

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2001 - Página 4083