Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

REGISTRO DO LANÇAMENTO PELO GOVERNO FEDERAL, NA PROXIMA SEMANA, DE CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO DA NECESSIDADE DE ECONOMIZAR ENERGIA. CONVITE PARA AUDIENCIA NO PLENARIO, AMANHÃ, COM O PRESIDENTE DA PETROBRAS, PARA ESCLARECIMENTO SOBRE OS ACIDENTES NA EMPRESA. (COMO LIDER)

Autor
Paulo Hartung (PPS - CIDADANIA/ES)
Nome completo: Paulo César Hartung Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ENERGETICA.:
  • REGISTRO DO LANÇAMENTO PELO GOVERNO FEDERAL, NA PROXIMA SEMANA, DE CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO DA NECESSIDADE DE ECONOMIZAR ENERGIA. CONVITE PARA AUDIENCIA NO PLENARIO, AMANHÃ, COM O PRESIDENTE DA PETROBRAS, PARA ESCLARECIMENTO SOBRE OS ACIDENTES NA EMPRESA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2001 - Página 4103
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, INCOERENCIA, CAMPANHA, LANÇAMENTO, GOVERNO FEDERAL, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, NECESSIDADE, RACIONALIZAÇÃO, UTILIZAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, OPORTUNIDADE, DEFESA, INVESTIMENTO, SETOR.
  • EXPECTATIVA, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, CONVOCAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), COMPARECIMENTO, SENADO, DEBATE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SETOR, ENERGIA ELETRICA, PAIS.
  • CONVITE, SENADOR, COMPARECIMENTO, AUDIENCIA, PLENARIO, SENADO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ESCLARECIMENTOS, DESASTRE, PROVOCAÇÃO, MORTE, TRABALHADOR.

O SR. PAULO HARTUNG (Bloco/PPS - ES. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a palavra para uma comunicação de Liderança, aproveitando uma rápida notícia, em tempo real, fornecida pela Agência Estado, que, de certa forma, reforça um pronunciamento que fiz da tribuna do Senado dias atrás. Diz a matéria: “Governo lançará campanha para racionamento de energia”.

Estive na tribuna fazendo algumas propostas. Primeiro: que o Governo suspenda o processo de privatização do setor elétrico, que está nitidamente marcado por equívocos. Segundo: que o Governo precisa ativar rapidamente o projeto das 49 termelétricas em nosso País. Em terceiro, entre as propostas que apresentei, em meu nome e de meu Partido, está a de que o Governo precisa fazer um plano ousado de aproveitamento das pequenas quedas d’água existentes em todo o território nacional.

O Governo agora começa uma campanha para racionalizar o uso da energia. O Secretário Nacional de Energia, do Ministério das Minas e Energia, Afonso Henriques Moreira Santos, informou há pouco que o Governo lançará, na próxima semana, uma campanha nacional, no rádio e televisão, para conscientizar a população da necessidade de economizar energia: “O principal é a conscientização da população brasileira, principalmente de Minas Gerais, onde a situação dos reservatórios de água é mais crítica”.

Vamos ser francos, o problema não é falta de chuva, e sim falta de investimento no setor. Nós precisamos romper com essa situação!

No mesmo dia em que proferi o discurso, apresentei um requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos, ainda não apreciado, no sentido de que o novo ministro, nosso colega, por quem todos temos um carinho pessoal, venha a esta Casa debater conosco e com a opinião pública do País essa situação gravíssima, a qual não podemos corrigir com remendos. O País e o Governo têm de encarar de frente o problema, pois o Brasil possui metas de crescimento econômico que podem ser comprometidas pela falta de energia. Espero, por conseguinte, que o requerimento de nossa autoria seja aprovado pela CAE amanhã e que possamos ter o novo ministro dialogando com a opinião pública e com o Senado, a maior Casa Legislativa do País.

            Aproveito o ensejo para convidar todos os Senadores que nos estão assistindo, neste momento, para comparecerem a uma audiência importante que haverá amanhã cedo, no plenário, com o Presidente da Petrobras. É um momento importante para debatermos, a fim de que a opinião pública seja esclarecida dos inúmeros acidentes que ocorreram em áreas de trabalho da Petrobras, sobretudo sobre o último deles, que foi gravíssimo, pois ocasionou a morte de 11 trabalhadores da empresa. Como autor do requerimento, reitero meu convite aos colegas Senadores para participarem desse debate.

            Sr. Presidente, era a comunicação que desejava fazer.

            Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2001 - Página 4103