Pronunciamento de Eduardo Siqueira Campos em 28/03/2001
Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
CONGRATULAÇÕES AO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS PELA CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM CUBA NA AREA DA SAUDE.
- Autor
- Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
- Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
- CONGRATULAÇÕES AO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS PELA CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM CUBA NA AREA DA SAUDE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/03/2001 - Página 4354
- Assunto
- Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, INTERCAMBIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, ANUNCIO, ACORDO, COOPERAÇÃO, AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, TURISMO, ESPORTE.
- REGISTRO, CONTRATAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), MEDICO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, POLITICA, PREVENÇÃO, SAUDE PUBLICA, POPULAÇÃO CARENTE.
O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste alvorecer do século XXI, o mundo assiste a superação de nacionalismos e diferenças ideológicas em nome do interesse comum das nações, que vêm derrubando antigas fronteiras.
Assim, a Europa está se unificando e os Estados Unidos aproximam-se do Vietnã, seu antigo inimigo, que até mereceu uma visita do ex-Presidente Clinton. E a China, sem embargo de sua postura ideológica marxista, é hoje um dos principais parceiros econômicos dos países ocidentais, que absorvem os produtos chineses.
É uma postura contemporânea, sintonizada com a globalização e com o pragmatismo que deve reger as relações internacionais.
Pois bem, há anos, a mesma posição vem sendo abraçada pelo Governo do Estado do Tocantins que, superando quaisquer diferenças ideológicas, mantém uma saudável política de intercâmbio e cooperação com Cuba.
Buscando parcerias e tecnologia onde quer que elas se encontrem, a administração tocantinense recentemente anunciou que novos acordos de cooperação serão celebrados entre o governo do Estado e Cuba, em setores como a Educação, a Saúde, o Turismo e o Esporte, segmentos que, reconhecidamente, são bastante desenvolvidos naquele país caribenho.
Aliás, no que diz respeito à saúde - e o Tocantins vem implantando uma importante infra-estrutura nesse setor, que já se constituiu em modelo para outras unidades federadas - com o objetivo de suprir a carência de médicos verificada em várias regiões do Estado, profissionais cubanos, com comprovada competência e experiência, têm sido recrutados, militando em áreas onde inexistiam facultativos brasileiros.
Como reconheceu o próprio Secretário de Saúde do Tocantins, os médicos brasileiros, usualmente, preferem trabalhar no setor privado ou nas concentrações urbanas mais importantes, onde é maior a produtividade nos hospitais públicos.
Em conseqüência dessa situação, as comunidades mais carentes acabam ficando desprovidas de médicos. Exatamente por isso, o Governo do Tocantins optou pela contratação de médicos cubanos, que, além de serem profissionais tão competentes quanto os brasileiros, dispõem-se a exercer suas atividades laborativas onde quer que sejam necessárias.
Essa medida insere-se na política de saúde tocantinense, que tem proporcionado mais prevenção e menos internações, fato registrado em relatório do próprio Ministério da Saúde, indicando ser nosso Estado o único, em toda a Federação brasileira, no qual o Sistema Único de Saúde acertou sua política de internação. Tanto isso é verdade que, no período de 1995 a 1999, no Tocantins apenas 42% dos leitos hospitalares do SUS foram ocupados, significando a eficácia das ações de prevenção.
Por tais razões, Sr. Presidente, consignando os importantes êxitos auferidos pelo Governo do Estado do Tocantins em sua política de saúde pública, exemplo para todo o País, desejamos nos congratular com o Secretário Estadual de Saúde, Eduardo Medrado, manifestando nosso integral apoio às contratações de médicos cubanos, que em muito têm colaborado na assistência às comunidades mais pobre e carentes de nosso Estado.
Muito obrigado.