Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLICITAÇÃO, AO GOVERNO FEDERAL, DE FISCALIZAÇÃO EMERGENCIAL NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-174, EM RORAIMA, TENDO EM VISTA DENUNCIA DE IRREGULARIDADES. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • SOLICITAÇÃO, AO GOVERNO FEDERAL, DE FISCALIZAÇÃO EMERGENCIAL NAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DA BR-174, EM RORAIMA, TENDO EM VISTA DENUNCIA DE IRREGULARIDADES. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2001 - Página 4426
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DIRETOR GERAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER), TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ADOÇÃO, MEDIDA DE EMERGENCIA, FISCALIZAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, IRREGULARIDADE, LICITAÇÃO, SUPERFATURAMENTO, INEFICACIA, EXECUÇÃO, SERVIÇO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADOS, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAZONAS (AM).

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria apenas de fazer o registro de que a imprensa do meu Estado, Roraima, nos últimos dias, tem denunciado fartamente irregularidades na pavimentação da BR-174, que corta os Estados do Amazonas e de Roraima.

Assim, estamos encaminhando solicitação ao Ministro Eliseu Padilha, que, tenho certeza, quer esclarecer essas irregularidades, até porque elas não foram cometidas pela União, pelo DNER, porque a obra foi delegada ao Governo do Estado de Roraima. Estamos solicitando uma fiscalização emergencial para comprovar aquilo que o Tribunal de Contas já levantou: fracionamento de licitação, superfaturamento de obras, má conservação e má execução de serviços, porque parte da estrada está intransitável.

Fica feita esta solicitação ao Ministro Eliseu Padilha, ao novo Diretor-Geral do DNER e também ao Tribunal de Contas da União para que tomem providências e se faça uma fiscalização emergencial para punir os culpados e reparar essa injustiça com os recursos públicos e com o povo de Roraima. Infelizmente, a estrada, principalmente na parte mais nova, que foi concluída há um ano e meio, está um verdadeiro queijo suíço. Não se consegue trafegar nela sem se cair em buracos. Áreas da estrada estão cedendo e o prejuízo para a União e para a população de Roraima é muito grande.

Fica, portanto, o meu apelo ao DNER, ao Ministro Eliseu Padilha e ao próprio Presidente da República para que determinem uma fiscalização urgente e tomem as providências cabíveis neste caso.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2001 - Página 4426