Discurso durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

REGOZIJO PELO SUCESSO DO GRUPO TEATRAL EXODO, DE RONDONIA, QUE APRESENTARA NA TV A PEÇA O HOMEM DE NAZARE.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • REGOZIJO PELO SUCESSO DO GRUPO TEATRAL EXODO, DE RONDONIA, QUE APRESENTARA NA TV A PEÇA O HOMEM DE NAZARE.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2001 - Página 4885
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, APRESENTAÇÃO, ESPETACULO, PEÇA TEATRAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), DIVULGAÇÃO, TELEVISÃO, INCENTIVO, CULTURA, TURISMO, REGIÃO, MORTE.

O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero nesta tarde, por questão de justiça, fazer referência ao mais representativo grupo de teatro do meu Estado, Rondônia, o Grupo Êxodo, que, com muita propriedade, tem-se firmado com a encenação da peça teatral “Homem de Nazaré”, na conhecida “Jerusalém da Amazônia, espaço considerado o segundo maior teatro a céu aberto do mundo, ficando atrás apenas da Nova Jerusalém, em Pernambuco.

Para satisfação dos rondonienses, na quinta-feira, dia 23 do mês de março último, aquele grupo divulgou as parcerias e o apoio recebido para a encenação da peça e a exibição ao vivo pela Rede Amazônica de Televisão, por meio do satélite Amazon Sat, podendo ser assistida por todo o mundo.

O coquetel de lançamento da peça contou com a presença do representante do Presidente da Rede Amazônica de Televisão, Dr. Phellipe Down, que, com a sua grande visão de futuro, teve a sensibilidade de apoiar a arte e a cultura de Rondônia. De acordo com o contrato firmado com o grupo, as imagens do espetáculo serão enviadas, como já disse, via satélite, pelo canal aberto (em UHF) Amazon Sat, para todo o mundo.

A peça “Homem de Nazaré”, que tem, nada mais, nada menos, do que 20 anos e que há oito está sendo encenada na cidade cenográfica na BR 364, em Porto Velho, acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio próximo.

Com a divulgação pela televisão via satélite, a expectativa é de se multiplicar muito o número de espectadores, que poderá atingir certamente muitos milhares em todo o mundo.

Para José Monteiro, diretor do grupo Êxodo, a divulgação do trabalho para o mundo é a coroação de duas décadas de crença, esperança, luta, trabalho e dedicação extremada de uma equipe que jamais baixou a cabeça, mesmo nos momentos mais críticos.

Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como nós bem o sabemos, não há vitória sem luta. E esse foi o caminho seguido pelo Grupo Êxodo. O “Homem de Nazaré” é hoje um evento de proporções gigantesca, pois conta com a atuação de 200 atores e o apoio de 50 técnicos. Exige também a utilização de efeitos especiais, iluminação, trilha sonora, figurino e composição cenográfica, em nível profissional, para um espetáculo, ao vivo, com duas horas de duração.

A arte, a mais sincera expressão de sentimento de um povo, ganha espaço em Rondônia. Esse reconhecimento começa, entre outras formas, com a “Moção de Aplauso” que recebeu da Assembléia Legislativa do Estado, proposta pelo Deputado Estadual Ramiro Negreiros do PFL/RO, pela apresentação do espetáculo “Homem de Nazaré”.

O Grupo Êxodo, criado em 1985, iniciou sua trajetória com apresentações em pequenas paróquias da cidade, passando a espaços maiores, como o Ferroviário Atlético Clube, o SESC e até mesmo em campos de futebol, para atender à crescente platéia, culminando com um espaço próprio, que não só trará melhores condições para apresentação da peça, mas também maior conforto e segurança para o público, que soube valorizar esse belíssimo trabalho artístico, prestigiando as apresentações numa perfeita empatia com o teatro.

Outra forma de reconhecimento do espetáculo é o fato de hoje estar catalogado no calendário de turismo da Embratur como o segundo do país e do mundo no gênero, e anualmente ser inscrito no guia da revista Quatro Rodas. O espetáculo consta também no Roteiro da Fé, editado pela Embratur.

Tal evento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tem relevância tanto para Rondônia quanto para o Brasil, como ficou claro nas palavras do Presidente da Embratur, Dr. Caio Luiz de Carvalho, ao apresentar o Roteiro da Fé, incluindo “O Homem de Nazaré”: “...pesquisa da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos, uma modalidade turística que vem apresentando um considerável crescimento”. E também, por ocasião do lançamento do Roteiro da Fé, o Ministro Carlos Melles, do Esporte e Turismo, foi enfático: “De fato, estamos apenas consolidando o que os brasileiros já identificaram como um de seus principais destinos turísticos. Quinze milhões - quase 10 % da nossa população - movem-se anualmente em busca de encontro espiritual, para pedir a graça e agradecer sua concessão”.

Não posso esquecer as sábias palavras do Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Eugênio de Araújo Sales, que lembrou o texto bíblico do Êxodo 5,3, quando o Senhor Deus disse a Moisés: “A terra que tu pisas é santa”, e aconselhou-o “esteja pronto também a exercer a caridade fraterna, principalmente quando a viagem for coletiva. Essas disposições poderão ser alcançadas com uma preparação dos peregrinos mediante reflexões prévias e oração”.

E, para finalizar meu discurso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mais uma vez, digo: Rondônia está de parabéns, uma vez que preserva sua tradição e sua memória mediante a arte e a cultura, abrindo mais um espaço para que o turismo no Brasil, atividade do presente e mais ainda do futuro cresça, proporcionando maior bem-estar e valorizando a dignidade e o trabalho do povo brasileiro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2001 - Página 4885