Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONVITE AOS SENADORES PARA A EXPOSIÇÃO "EXODO", DO FOTOGRAFO SEBASTIÃO SALGADO, AS 18 HORAS NO SALÃO NEGRO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. HOMENAGEM.:
  • CONVITE AOS SENADORES PARA A EXPOSIÇÃO "EXODO", DO FOTOGRAFO SEBASTIÃO SALGADO, AS 18 HORAS NO SALÃO NEGRO.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2001 - Página 5364
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. HOMENAGEM.
Indexação
  • CONVITE, EXPOSIÇÃO, SENADO, FOTOGRAFIA, AUTORIA, SEBASTIÃO SALGADO, FOTOGRAFO, ASSUNTO, CRIANÇA, PROCESSO, EXCLUSÃO, MIGRAÇÃO, EXILIO, GUERRA, MISERIA.
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO, ELOGIO, SEBASTIÃO SALGADO, FOTOGRAFO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de convidar V. Exª, Senador Jader Barbalho, as Srªs e os Srs. Senadores para a exposição “Êxodos”, que será apresentada pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, às 18 horas 30 minutos, no Salão Negro do Senado Federal. Aqui, abordará a parte da exposição “Êxodos” sobre as crianças, e, no Espaço Venâncio, aqui em Brasília, outros aspectos.

Trata-se de uma exposição comovedora, uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. Partem com os pertencem que conseguem carregar, avançam como podem a bordo de frágeis embarcações, espremidas em trens e caminhões, a pé. Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor; outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum.

Sebastião Salgado, nesta exposição, demonstra extraordinária sensibilidade e capacidade. Mostra o que ocorre num dos maiores divisores de fronteiras, entre os Estados Unidos e o restante da América Latina -, por exemplo, um muro eletrificado, onde tantas pessoas têm morrido; latino-americanos, mexicanos e outros que têm tido a vontade de obter um lugar ao sol na América do Norte, mas que muitas vezes não conseguem; pessoas que, nos cinco continentes, têm tido dificuldades para encontrar o direito à vida com dignidade.

Sr. Presidente, apresentamos o requerimento aqui já aprovado na tarde de hoje, consignando um voto de louvor e congratulações ao fotógrafo reconhecido internacionalmente, Sebastião Salgado, pela sua vida de trabalho na divulgação da condição humana. O seu trabalho está dividido em quatro capítulos - “Migrantes e refugiados: o instinto da sobrevivência”; “A tragédia africana: um continente à deriva”; “A América Latina: êxodo rural, desordem urbana”; e “Ásia: a nova face urbana do mundo”. Afirmando não ser juiz para julgar o que é bom ou ruim, o fotógrafo só quer, segundo suas palavras, “provocar um debate sobre a condição humana do ponto de vista dos povos em êxodo de todo o mundo. Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.”

Sebastião Salgado tem tido a colaboração de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, que é organizadora de seus livros e exposições.

Convidamos todos para essa homenagem.

Solicito, Sr. Presidente, que seja registrada na íntegra a justificativa do requerimento.

Muito obrigado.

 

***************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO:

***************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2001 - Página 5364