Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "O REFORMADOR, PERFIL PARLAMENTAR DO DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHÃES", ESCRITO PELO JORNALISTA AUGUSTO NUNES. (COMO LIDER)

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "O REFORMADOR, PERFIL PARLAMENTAR DO DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHÃES", ESCRITO PELO JORNALISTA AUGUSTO NUNES. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2001 - Página 5470
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, LANÇAMENTO, LIVRO, HOMENAGEM POSTUMA, LUIS EDUARDO MAGALHÃES, EX-CONGRESSISTA, PREAMBULO, CRIAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO.
  • EXPECTATIVA, CRIAÇÃO, LIVRO, DOCUMENTAÇÃO, REFERENCIA, GOVERNO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG. Como Líder.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta é uma comunicação de interesse desta Casa, da instituição parlamentar, dos baianos e dos brasileiros de todo este País.

No dia 1º de abril deste ano, a imprensa divulgou um documento que vem tendo a maior repercussão entre as lideranças políticas do Brasil, entre nós Parlamentares e entre todos aqueles que se dedicam à vida pública e ao interesse e idealismo do Brasil. Trata-se, Sr. Presidente, do prefácio que o Presidente Fernando Henrique Cardoso elaborou para o livro O Reformador, perfil parlamentar do Deputado Luís Eduardo Magalhães, que deverá ser divulgado dias antes do aniversário do falecimento daquele político.

O trabalho escrito pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso - pelo seu estilo e por seu relacionamento com Luís Eduardo Magalhães - revela alguns aspectos importantes da convivência entre o Presidente da República e Luís Eduardo Magalhães, quando Deputado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados ou Líder do partido a que pertencia.

Esse documento foi solicitado ao Presidente pelo jornalista Augusto Nunes, diretor de redação da revista Época. Há cerca de 15 ou 20 dias, encontrávamo-nos em São Paulo, participando de um evento político e de debates econômicos, sociais e políticos do País, na sede da Universidade Mackenzie, quando o jornalista Augusto Nunes, numa dissertação sobre tema importante para o Brasil, revelou que estava escrevendo o livro O Reformador, perfil parlamentar do Deputado Luís Eduardo Magalhães, para ser publicado numa coleção, no terceiro ano da morte do Deputado baiano. Revelou, naquele momento, os pontos importantes na vida daquele jovem parlamentar que desapareceu, para espanto de todos nós.

Na verdade, o prefácio é uma página recente da história política deste País, um depoimento de alta valia para historiadores e cientistas políticos que agora ou mais tarde desejarem tratar desse momento importante da nossa vida pública.

O livro faz parte da série Perfis Legislativos, editada pela Câmara, e deverá ser lançado perto do terceiro aniversário da morte do Deputado Luís Eduardo Magalhães, no próximo dia 21.

Esta comunicação, Sr. Presidente, significa também a expectativa que todos os brasileiros têm de um dia, depois de terminado o seu mandato à frente do destino do Brasil, o Presidente Fernando Henrique Cardoso elaborar suas memórias, que constituirão, sem dúvida, um documento importante sob todos os pontos de vista, inclusive sociológico, para o conhecimento de uma experiência governamental e de um destino importante para este Brasil e, conseqüentemente, para a própria história desta Nação.

Esse prefácio revela inclusive como o Deputado Luís Eduardo Magalhães recusou-se a aceitar a sua candidatura à Vice-Presidência da República na chapa do Presidente Fernando Henrique Cardoso e outras decisões importantes que foram motivo de conversas permanentes entre o Presidente e nosso Líder.

Sr. Presidente, requeiro que esse prefácio, publicado no jornal O Globo e em outros, no dia 1º de abril deste ano, conste dos Anais desta Casa.

 

******************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FRANCELINO PEREIRA EM SEU PRONUNCIAMENTO:

*********************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2001 - Página 5470