Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APROVAÇÃO, PELO COMITE DE MONUMENTOS E SITIOS (ICOMOS) DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU, DA CANDIDATURA DA CIDADE DE GOIAS - GO A PATRIMONIO HISTORICO DA HUMANIDADE.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • APROVAÇÃO, PELO COMITE DE MONUMENTOS E SITIOS (ICOMOS) DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU, DA CANDIDATURA DA CIDADE DE GOIAS - GO A PATRIMONIO HISTORICO DA HUMANIDADE.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2001 - Página 6179
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, COMITE, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), CANDIDATURA, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), PATRIMONIO HISTORICO, MUNDO.
  • COMENTARIO, OPORTUNIDADE, GESTÃO, ORADOR, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), INICIO, PROJETO, INDICAÇÃO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), PATRIMONIO HISTORICO, MUNDO.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, CONGRESSO NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, IRIS REZENDE, MAURO MIRANDA, SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), CONTRIBUIÇÃO, OBTENÇÃO, APROVAÇÃO, INDICAÇÃO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), PATRIMONIO HISTORICO, MUNDO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para manifestar a minha alegria por mais uma vitória alcançada pela bela cidade de Goiás em sua caminhada para tornar-se Patrimônio Histórico da Humanidade. A candidatura da nossa querida Goiás Velho, antiga capital do meu Estado, foi aprovada por unanimidade pelo Comitê do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, o ICOMOS, órgão da Organização das Nações Unidas.

Trata-se do passo decisivo para que a Unesco faça o anúncio final do resultado, o que dever ocorrer no próximo mês de junho. O comitê, que aprovou a indicação da cidade de Goiás, é composto por representantes de mais de 70 países, que foram unânimes em apontar a cidade de Goiás como Patrimônio Histórico da Humanidade.

Esse fato reveste-se de grande importância nessa luta que é de todos os goianos. Se porventura a candidatura de Goiás tivesse sido recusada agora, teríamos que esperar mais quatro ou cinco anos para pleitear novamente essa importante distinção.

A candidatura da cidade de Goiás ao título de Patrimônio Histórico da Humanidade foi um projeto iniciado há quatro anos, quando tive oportunidade de governar o Estado de Goiás. Trata-se de um processo árduo, cheio de minúcias, que tem obtido êxito graças à adesão maciça de toda a sociedade goiana ao projeto e ao apoio que recebemos de instituições em todo o Brasil, inclusive do Congresso Nacional, que formalizou, no ano passado, apoio ao pleito goiano.

A ascensão da cidade de Goiás ao seleto grupo de nove cidades que contam com o mesmo título no Brasil contribuirá para o aumento do turismo no Município e ampliará sensivelmente a proteção aos bens históricos e culturais que ela guarda em sua estrutura. Esse, talvez, seja o grande objetivo e o maior mérito da Unesco, que, desde 1972, desenvolve um esforço fantástico para a valorização de bens que são referência histórica para os povos.

Cumprimento todos os cidadãos vilaboenses, cumprimento todos os goianos por mais essa grande conquista nessa caminhada. Registro os meus votos de confiança absoluta de que, em junho, poderemos assistir à aclamação final que irá referendar a cidade de Goiás como Patrimônio Histórico da Humanidade. Agradeço o apoio do Congresso Nacional, especialmente dos dois brilhantes e ilustres Senadores de Goiás, Iris Rezende Machado e Mauro Miranda, que tanto contribuíram, durante o período em que governei o Estado, para que Goiás se transformasse em uma das cidades Patrimônio da Humanidade. Agradeço, enfim, a todas as instituições que apoiaram essa luta e com ela têm contribuído. Falo, inclusive, em nome dos demais Senadores de Goiás, Iris Rezende e Mauro Miranda, que, oportunamente, também irão se manifestar a respeito dessa grande conquista de Goiás.

Para encerrar, Sr. Presidente, a preservação da história e dos monumentos da nossa querida Goiás significará a perpetuação de uma parte importante da história de nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2001 - Página 6179