Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PERCEPÇÃO DE QUE O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEVERIA APOIAR AS INICIATIVAS DO LEGISLATIVO QUE OBJETIVAM APURAR CASOS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO FEDERAL.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.:
  • PERCEPÇÃO DE QUE O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO DEVERIA APOIAR AS INICIATIVAS DO LEGISLATIVO QUE OBJETIVAM APURAR CASOS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2001 - Página 6186
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
Indexação
  • NECESSIDADE, APOIO, JOSE ROBERTO ARRUDA, SENADOR, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO, EXECUTIVO, MELHORIA, REPUTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores:

     Pai, por que tanto você quer descobrir a verdade? Você não percebe que está incomodando a Igreja? Fica aí dizendo que a Terra pode ser redonda, que não é plana; fica aí mostrando que a Terra talvez não seja o centro do mundo!

     Porque quero saber a verdade.

     Mas por que tanto você quer saber a verdade?

     Porque é uma coisa humana, minha filha.

           Assim Nicolau Copérnico respondeu às indagações de sua filha. Ele queria saber a verdade, assim como Galileu Galilei, também tão pressionado, e outros grandes cientistas da História.

Descobrir a verdade, para quem como nós que estamos no Senado representando nossos Estados e o povo brasileiro, constitui algo fundamental. V. Exª, Senador Jader Barbalho, trouxe hoje uma comunicação de extraordinária relevância. E agora é relevante - como o Presidente do Conselho de Ética, Senador Ramez Tebet, observou - que todos aguardemos o conhecimento do relatório completo para chegar a conclusões. Ontem, V. Exª trouxe revelações da maior importância, inclusive o depoimento escrito do ex-Senador Jarbas Passarinho a respeito do que ocorreu na Sudam. Hoje, esse tema foi objeto do depoimento do Ministro Fernando Bezerra. Quando tomei conhecimento daqueles fatos - de como empresários, sejam de São Paulo ou do Pará, estão desviando recursos do povo para enriquecer com facilidade -, fiquei imaginando inclusive que V. Exª, ontem, estivesse nos conclamando. O Senador José Roberto Arruda, Líder do Governo, deveria dizer ao Presidente Fernando Henrique que constitui agora uma obrigação de Sua Excelência, como Presidente da República, mandatário mais importante do País, defender o Congresso Nacional, a instituição presidida pelo Senador Jader Barbalho. O Líder do Governo deveria lembrar a Sua Excelência a obrigação de defender o Congresso Nacional, as instituições que representam o povo brasileiro, com a determinação daqueles que querem descobrir a verdade, seja com relação ao episódio da cassação do Senador Luiz Estevão, seja com relação à Sudam. Espero, Senador José Roberto Arruda, que o Presidente da República, e V. Exª, Senador Jader Barbalho, como Presidente do Senado, estejam conclamando todos para não criar óbices de natureza jurídica na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para evitar a realização da CPI. Seria importante, a essa altura, que todos os 81 Senadores assinassem o requerimento de criação da CPI, seguindo depois o exemplo todos os 513 Deputados. O povo brasileiro quer saber a verdade completa sobre esses fatos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2001 - Página 6186