Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DO LEGISLATIVO COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E ATENDIMENTO AS EXPECTATIVAS DO POVO BRASILEIRO.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO. :
  • ENTENDIMENTO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DO LEGISLATIVO COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E ATENDIMENTO AS EXPECTATIVAS DO POVO BRASILEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2001 - Página 6188
Assunto
Outros > SENADO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
Indexação
  • APOIO, INVESTIGAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), VIOLAÇÃO, VOTAÇÃO, APARELHO ELETRONICO, SENADO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO, ATENDIMENTO, EXPECTATIVA, POPULAÇÃO, EXERCICIO, DEMOCRACIA.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Atenderei V. Exª.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este é um momento extremamente importante para o Brasil, e, ao contrário da manifestação do Senador Arlindo Porto, companheiro que admiro, entendo que o que tem acontecido há um ano, chegando aos fatos de agora, é extremamente positivo para a nossa Nação.

A divergência de segmentos do Governo está mostrando a realidade do poder, possibilitando mudanças que não foram conseguidas pelos meios normais. Hoje, assistimos ao Ministro Fernando Bezerra, do Ministério da Integração Regional, falar da nova Sudam e da nova Sudene.

O projeto que S. Exª nos apresentou é aquele com o qual sonhamos há muito tempo. Não me refiro à extinção ou à transformação da Sudam ou da Sudene em agência, mas à mudança no art. 9º, à presença da sociedade no Condel, à possibilidade de que os Fundos do Finam e do Finor não sirvam só às sociedades anônimas, mas também às empresas de capital de sociedade limitada. São mudanças que estão acontecendo em função de todos os fatos que ocorreram ao longo do último ano.

É altamente positivo para o povo brasileiro. De que adianta agenda positiva que não chega a canto nenhum? Agenda positiva é esta que está acontecendo aqui, agora. Agenda positiva é o povo brasileiro ter conhecimento da realidade dos nossos políticos e da nossa política, da realidade da administração. Isso é que é agenda positiva. Isso é que é possibilidade de transformar a sociedade! Isso é que é possibilidade de se tirar a pobreza da exclusão! Essa briga e divergência na base do Governo possibilitam tudo isso e são importantes para a nação brasileira.

O Conselho de Ética deve apurar a violação de painel, e a CPI, agora mais do nunca, é uma exigência do povo brasileiro. Ninguém pode temê-la, a não ser quem tenha culpa, a não ser quem vá se comprometer no processo de apuração. O Brasil precisa desta Comissão Parlamentar de Inquérito, precisa do trabalho que a imprensa brasileira está fazendo neste momento, indo fundo nos desvios, nas falcatruas, nos roubos, na transformação para a mudança dos meios e dos métodos, a fim de que o Governo brasileiro possa servir ao seu povo e não a meia dúzia de pessoas.

É, pois, extremamente positivo, por mais desagradável que possa ser, o que está acontecendo hoje no Brasil. Espero que a CPI seja instalada e que ninguém tente impor óbice a ela. Senão na Câmara, pelo menos deve ser instalada uma CPI no Senado. Tenho certeza de que, com o trabalho vigilante da imprensa, haveremos de chegar aos culpados e, fundamentalmente, às transformações que o Brasil precisa fazer para distribuir mais riqueza, mais terra e oportunidade de vida para o trabalhador brasileiro. Para mim, agenda positiva é a possibilidade de transformação, e não essa coisa morna e permanente do Congresso Nacional, que não muda muito a nossa realidade.

Fala-se nos bilhões desviados da Sudam, mas o Brasil continua pagando uma imensidão de recursos da dívida externa e interna, o que não é discutido com profundidade, assim como não o são as privatizações, que com certeza levarão à análise desses fatos .

Portanto, encerro, Sr. Presidente, dizendo que é extremamente positivo o que está acontecendo e que, mais do que nunca, o Congresso Nacional ou, pelo menos, o Senado da República deve imediatamente instalar e pôr em funcionamento esta Comissão Parlamentar de Inquérito. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2001 - Página 6188