Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

TRANSCURSO, HOJE, DOS 81 ANOS DA CIDADE DE BACABAL, NO ESTADO DO MARANHÃO.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO, HOJE, DOS 81 ANOS DA CIDADE DE BACABAL, NO ESTADO DO MARANHÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2001 - Página 6487
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, BACABAL (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA).

            O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma razão muito particular me traz à tribuna do Senado Federal na data de hoje: a cidade de Bacabal, berço onde nasci e que tive a oportunidade de servir como Prefeito, festeja 81 anos. No dia 17 de abril de 1920, a Lei n. 932 elevou o então povoado de Bacabal à categoria de vila.

            Nascida de uma originária fazenda de arroz, algodão e mandioca plantada em 1876 às margens do rio Mearim e cultivada por escravos, Bacabal foi crescendo ao longo dos anos, até constituir-se hoje uma das cidades mais progressistas do Estado do Maranhão e da região. Aos oitenta e um anos como núcleo urbano, arroja-se para um horizonte que seu povo constrói e persegue com liberdade, determinação, trabalho e perspectiva.

            São 91.737 habitantes, 71.357 mil vivendo na zona urbana, 20.380 no interior e 58.290 eleitores, todos voltados para um desenvolvimento que sintonize aproveitamento dos recursos naturais com respeito à natureza, bem-estar e auto-sustentação.

            A área do Município de Bacabal caracteriza-se por terrenos férteis, topografia privilegiada, presença e pujança do rio Mearim, até há pouco a principal via de transporte da produção de babaçu, arroz, algodão e pecuária para os centros de comercialização e consumo.

            Às margens do Mearim, multiplicam-se lagos e lagoas que, além de enriquecerem a paisagem, fertilizam o solo, proporcionam aos habitantes abundantes peixes de qualidade e criam o ambiente natural para as vigorosas manadas de búfalos que ali são criadas.

            Conhecedor de Bacabal por ser minha terra natal e por tê-la servido como Prefeito, sei das esperanças de seu povo e meus contemporâneos. Saúdo essa terra gloriosa na sua infância de 81 anos de idade, certo de que a beleza do seu futuro está a espelhar a vontade dos filhos. Uma vontade que não é de grandeza vã, mas expressão do que se espera de melhor para as pessoas. Exteriorização do que vai pelo coração dos habitantes que não medem sacrifícios para trabalhar, construir, existir e viver com qualidade e dignidade.

            Não tenho dúvida que esses sentimentos fervilham na alma de todos os bacabalenses não apenas no dia do aniversário da sua cidade, mas constantemente, pois a cidade cresce, a cidade se desenvolve, progride, se engrandece e engrandece, se projeta e eleva na medida da magnitude do coração e da mente do seu povo, o povo bacabalense.

            Parabéns, Bacabal!

            Era o que tinha a dizer!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2001 - Página 6487