Pronunciamento de Jader Barbalho em 17/04/2001
Fala da Presidência durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
JUSTIFICATIVAS A ANTECIPAÇÃO DE RESULTADOS DA APURAÇÃO SOBRE A VIOLABILIDADE DO PAINEL ELETRONICO DO PLENARIO, CUJO RELATORIO FINAL DEVERA SER APRESENTADO AMANHÃ, PELO SR. PRIMEIRO SECRETARIO, SENADOR CARLOS WILSON.
- Autor
- Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
- Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- JUSTIFICATIVAS A ANTECIPAÇÃO DE RESULTADOS DA APURAÇÃO SOBRE A VIOLABILIDADE DO PAINEL ELETRONICO DO PLENARIO, CUJO RELATORIO FINAL DEVERA SER APRESENTADO AMANHÃ, PELO SR. PRIMEIRO SECRETARIO, SENADOR CARLOS WILSON.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/04/2001 - Página 6189
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, RESULTADO, APURAÇÃO, VIOLAÇÃO, APARELHO ELETRONICO, SENADO.
- DEFESA, JUSTIÇA, INVESTIGAÇÃO, FUNCIONARIO PUBLICO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, VIOLAÇÃO, APARELHO ELETRONICO.
O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho) - Antes de passar à Ordem do Dia, devo informar, particularmente aos Senadores que não estavam no início da intervenção da Presidência, que o assunto relativo a esta Comissão de Inquérito está afeto ao Sr. 1º Secretário, Senador Carlos Wilson, que foi quem levou o assunto ao meu conhecimento e ao do Senador Edison Lobão. Eu me mantive em absoluta discrição em relação a esse episódio, e informei à Casa que fui obrigado a levar ao conhecimento de todos por ter sido abordado pela imprensa - ao chegar aqui -, que já conhecia parcialmente os detalhes.
Não houve absolutamente por parte da Presidência outro interesse que não fosse o de deixar claro e procurando, inclusive, não citar nome de Parlamentares envolvidos nesse episódio. O Senador José Roberto Arruda, por sua própria deliberação, resolveu fazer a intervenção para se situar em relação à questão.
Quero tranqüilizar o Senador Antonio Carlos que, por parte da Presidência, haverá o único interesse de que esse fato seja esclarecido sem que se cometa absolutamente nenhum tipo de injustiça, nem em relação a colegas Senadores e nem em relação a funcionários da Casa.
Amanhã, o Sr. 1º Secretário apresentará os detalhes, junto com a Comissão. O que informei ao Senado me foi transmitido pelo Presidente da Comissão, em relação ao laudo da Unicamp e em relação aos depoimentos dados pelos funcionários, que confessaram ter operado o sistema dessa forma.
Para evitar especulações maiores, me senti no dever de levar ao conhecimento da Casa aquilo que, de acordo com o Sr. 1º Secretário, só deveria ser feito no dia de amanhã, quando a Comissão tornaria público todos os detalhes relativos aos seus trabalhos.