Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELO RETORNO DO PREFEITO CESAR MAIA AOS QUADROS DO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL-PFL. (COMO LIDER)

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • REGOZIJO PELO RETORNO DO PREFEITO CESAR MAIA AOS QUADROS DO PARTIDO DA FRENTE LIBERAL-PFL. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2001 - Página 6671
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RETORNO, CESAR MAIA, PREFEITO, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL).
  • SOLICITAÇÃO, LUIS PAULO CONDE, EX PREFEITO, RECONCILIAÇÃO, DIVERGENCIA, CESAR MAIA, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), BENEFICIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi no dia de hoje o horário da Liderança do Partido da Frente Liberal para expressar muito mais uma posição deste Senador que tem a honra de representar o Estado do Tocantins nesta Casa. Fi-lo para poder, na condição de membro da Executiva do nosso Partido, de integrante do nosso Colégio de Líderes - honra que me permite o grande Líder, Senador Hugo Napoleão -, trazer aqui um sentimento, como eu disse, que é meu, mas que tenho certeza ser um sentimento predominante na maioria do nosso Partido, seja quais forem as suas instâncias, na sua grande base espalhada pelo Brasil, no seio de sua bancada na Câmara Federal, aqui, entre os nossos Pares do Senado Federal, e, ainda, no Diretório Nacional e na Executiva do nosso Partido.

Refiro-me à situação que viveu o nosso Partido no Estado do Rio de Janeiro. Eu estava entre aqueles que se manifestou favoravelmente à permanência do grande Prefeito César Maia no PFL, mas aceitei a decisão do meu Partido, naquela época, que optou pela permanência de um outro grande companheiro, o ex-Prefeito Luís Paulo Conde.

Naquele instante, Sr. Presidente, senti-me frustrado por ter tido a oportunidade de conviver com César Maia na condição de Deputado Federal e representante do meu Estado. Naquele ano de 1992 - recordava-me hoje, junto com o Senador Paulo Hartung -, saímos nós três: eu, para cumprir a honrosa missão de ser Prefeito de Palmas; o então Deputado Federal Paulo Hartung, para fazer uma grande administração à frente da Prefeitura de Vitória; e o brilhante Deputado César Maia - naquela oportunidade, muito mais destacado, porque é um homem que reúne duas coisas difíceis: uma profunda capacidade técnica, aliada a um talento extraordinário no mundo da política -, para vir a ser, sem dúvida nenhuma, talvez o melhor de todos os Prefeitos da cidade do Rio de Janeiro. Na condição de Prefeito da nossa capital, Palmas, pude acompanhar toda a administração de César Maia, que é um homem de extraordinário valor.

Mas o que faço desta tribuna, Sr. Presidente, é um apelo, como membro da Executiva Nacional, ao nosso querido companheiro, o ex-Prefeito Luís Paulo Conde, para que ele faça um gesto de grandeza e reconcilie a sua trajetória e a sua carreira junto com a vida pública de César Maia, porque assim estará trazendo uma grande contribuição para o nosso Partido da Frente Liberal.

É nesse PFL que eu me sinto bem, Sr. Presidente. Um PFL que tem um extraordinário talento como o do grande Prefeito Antônio Imbassahy, de Salvador, uma das maiores revelações deste País, que vem transformando uma grande capital com a sua administração; um Partido que tem a administração da Governadora Roseana Sarney; que, em capitais consideradas vitrines, como a cidade de Curitiba, tem a figura do Prefeito Cássio Taniguchi. Tudo isso é muito importante para um partido. E quero relembrar, junto com a figura de César Maia, dois especiais valores daquele Estado, que são o Deputado Federal Rodrigo Maia e o Deputado Eduardo Paes, com quem tive a oportunidade de dividir a militância político-partidária. É daí que vem o meu sentimento de que muito vai ganhar o PFL se efetivamente estiver de volta aos nossos quadros o grande Prefeito César Maia.

Sr. Presidente, neste apelo que faço ao ex-prefeito Luís Paulo Conde, gostaria de dizer que ele tem uma rara oportunidade de dar uma demonstração não só à população da cidade do Rio de Janeiro. Tão forte e tão boa foi a administração do Prefeito César Maia que deu a um dos valorosos integrantes da sua equipe, exatamente ele, o arquiteto renomado, conhecido e consagrado, Luís Paulo Conde, a oportunidade de vir a ser prefeito daquela cidade.

Todos sabemos que é comum, que é normal, que ocorrem desentendimentos na militância partidária, mas é essa mesma militância que oferece, hoje, a Luís Paulo Conde a oportunidade de dar essa demonstração de grandeza, de mostrar ao Partido da Frente Liberal que ele deseja o seu crescimento, que quer o melhor para o Partido, que quer o melhor para o Rio de Janeiro. E nós sabemos, Sr. Presidente, que o Prefeito César Maia é de extraordinário talento e valor, de grande capacidade administrativa. Ele precisa, sim, ter um partido forte ao seu lado, com o qual se identifique.

Portanto, quero dizer que estou entre aqueles que apóiam integralmente, que se sentem orgulhosos com a possibilidade de ter o Prefeito César Maia de volta ao nosso quadro partidário. E quero dizer mais: se, por alguma razão, o seu retorno não se concretizar, que o Prefeito César Maia saiba que continua contando com seus companheiros aqui do Senado da República e da Câmara Federal, que o admiram e que o apóiam.

Tenho certeza de que é viável, que está sedimentada a base do retorno de César Maia ao PFL, e que isso trará uma grande contribuição para o nosso Partido. Precisamos, sim, ousar. Muitos estranharam, aqui no Distrito Federal, quando o PFL daqui tomou uma importante e histórica decisão, a de apoiar o então Governador Cristovam Buarque no segundo turno.

Sou do PFL que ousa, que se renova, que deseja o crescimento desse extraordinário Partido, que está plantado em bases sólidas e que oferece a este País grandes administrações. O Estado de V. Exª, como se vê, é um exemplo. A Governadora Roseana Sarney é uma referência. Estaremos todos nós, na próxima segunda-feira, reunidos na bela cidade de São Luís, e espero que, naquela data, já podendo comemorar o reingresso às nossas fileiras do grande Prefeito César Maia.

Qual é o partido que não se orgulha de ter entre seus quadros essa linha jovem de grandes administradores, como Antônio Imbassahy, Cássio Taniguchi, Roseana Sarney e César Maia, que retorna trazendo consigo o valoroso Deputado Rodrigo Maia, o Deputado Eduardo Paes e grandes valores e renovações, que pertenceram ao quadros do Partido da Frente Liberal e que dele se desligaram em razão de uma decisão do Partido. Decisão que contou com o nosso apoio e com a nossa solidariedade, porque, afinal de contas, temos que estar com o Partido e permanecer solidários quando a maioria decide por um caminho. Mas, nesse caso específico, lamentei muito quando nos deixou o Prefeito César Maia. Penso que o Partido errou, mas, agora, a condução segura e séria do nosso eficiente Presidente, Jorge Bornhausen, dentro do âmbito das articulações promovidas pela Presidência e pela direção partidária, está estabelecendo e procedendo a todos os contatos e articulações para que se efetive o regresso do Prefeito César Maia, da cidade do Rio de Janeiro, ao Partido da Frente Liberal.

Quero deixar o nosso total apoio a essa ação da direção partidária. Quero mais, quero dizer que conversei com a grande maioria dos nossos Parlamentares da bancada federal e o estado é de euforia, de otimismo. Há um sentimento de regozijo e de orgulho por ver que o Partido está pronto para receber novamente um fortalecimento, um incentivo, que César Maia certamente trará com o seu regresso ao Partido da Frente Liberal.

Espero, efetivamente, que esse processo se conclua já nesta segunda-feira, na cidade de São Luís, onde estarão reunidos os Governadores do nosso Partido e a nossa Executiva. E que possamos, naquela data, comemorar o episódio da volta de César Maia ao Partido da Frente Liberal.

Finalizando o meu pronunciamento, faço esse apelo ao ex-prefeito Luís Paulo Conde. Ele terá a oportunidade de fazer um gesto de grandeza, que significará muito para o seu conceito dentro do nosso Partido e que poderá reconstruir sua caminhada política no Rio de Janeiro. Ele terá a oportunidade de reconhecer e de demonstrar a sua gratidão por ter ingressado na vida pública por intermédio das mãos de César Maia.

Portanto, Sr. Presidente, junto aos companheiros do Partido da Frente Liberal, deixo meu sentimento, que é majoritário, de que nosso Partido está aberto e receptivo à volta do Prefeito César Maia aos seus quadros.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2001 - Página 6671