Discurso durante a 38ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

ELOGIOS A ATUAÇÃO DO MINISTRO FERNANDO BEZERRA FRENTE A PASTA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL.

Autor
Tasso Rosado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Jerônimo Tasso de Góis Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ELOGIOS A ATUAÇÃO DO MINISTRO FERNANDO BEZERRA FRENTE A PASTA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 21/04/2001 - Página 6713
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, VIDA PUBLICA, APOIO, ATUAÇÃO, FERNANDO BEZERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, INTEGRAÇÃO, COMBATE, CORRUPÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE).

O SR. TASSO ROSADO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, após os feriados da Semana Santa, retornando a esta Casa como representante do Rio Grande do Norte, diante dos fatos que vêm ocorrendo ultimamente, do conhecimento de toda a Nação, não posso deixar de manifestar meu estímulo a um homem público da melhor estirpe, que tanto honra o seu Estado, ou melhor, o nosso Estado, e o próprio Brasil.

Refiro-me, com a maior satisfação, ao Ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, que, antes de ser Ministro, pertenceu e pertence a esta Casa.

Na verdade, o Senador-Ministro, ou Ministro-Senador, é merecedor do apoio e da solidariedade, principalmente de quem, como eu - e V. Exª, Sr. Presidente -, conhece-o tão bem.

Nascemos no mesmo Estado, o Rio Grande do Norte. Eu, no interior, na cidade de Mossoró, no velho oeste potiguar; ele, o Senador Fernando Luiz Gonçalves Bezerra, Ministro da Integração Nacional, nascido na região do Trairi, mais precisamente na cidade de Santa Cruz, de tão belas tradições, mormente no campo político.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração de Negócios, na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, antes de tornar-se vitorioso empresário da construção civil, Fernando Bezerra ocupou alguns cargos públicos, relacionados com a engenharia, no Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte, do qual chegou a ser seu Diretor-Geral.

Posteriormente, depois de ser eleito Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, exercendo mandatos sucessivos de 1970 a 1994, chegou a ser membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S/A, com sede em Fortaleza, no Estado do Ceará, representando as classes empresariais da região, de 1981 a 1990.

Depois de ter sido eleito 1º Tesoureiro da Confederação Nacional da Indústria, nos períodos de 1980 a 1995, elegeu-se Presidente da CNI, reelegendo-se para novo mandato, do qual está licenciado para exercer as elevadas funções de Ministro da Integração Nacional, nomeado que foi pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em termos de vida pública, relacionada com o Senado Federal, o Senador Fernando Bezerra elegeu-se suplente de Senador em 1990, tendo como titular o atual Governador Garibaldi Alves Filho, do Rio Grande do Norte, eleitos ambos para a legislatura de 1991.

Com a primeira eleição do Governador Garibaldi Filho, em 1994, o suplente de Senador Fernando Bezerra assumiu a titularidade, em dezembro de 1994. Terminando o mandato, Fernando Bezerra submeteu-se ao veredicto popular em 1998, reelegendo-se Senador, por larga margem de votos, ou seja, 52,34% dos votos válidos, tendo como companheiros de chapa, na 1ª e 2ª suplências, o hoje Prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, e o orador que ocupa, no momento, esta tribuna, respectivamente.

Aqui, nesta Casa, o Senador Fernando Bezerra foi titular de várias Comissões técnicas, chegando a ocupar a Vice-Presidência de 1997 a 1998 e a liderança do Governo em 1999.

Em seguida, foi nomeado Ministro da Integração Nacional pelo Senhor Presidente da República, cujo cargo vem exercendo com a competência que o caracteriza e com a dignidade que lhe é uma constante. Valeu, portanto, a confiança, em boa hora, nele depositada.

Ressalte-se, nesta oportunidade, o fato de o Ministro Fernando Bezerra, após a sindicância que mandou proceder nas Superintendências da Amazônia e do Nordeste, Sudam e Sudene, haver comunicado ao Senhor Presidente da República e ao Brasil que os culpados que viessem a ser alcançados seriam punidos e as duas Superintendências seriam reformuladas, substituídas por agências de fomento e desenvolvimento modernas, enxutas e cumpridoras de seus deveres, indo ao encontro dos legítimos anseios e da confiança do povo brasileiro.

O Brasil é testemunha, realmente, de que, com essa ação que o Ministro empreendeu, os culpados de denegrir a imagem da Sudene e da Sudam já estão sendo entregues à Justiça, para que respondam pelos seus delitos.

Por tudo isso, exaltando os méritos, a firmeza de caráter, o tirocínio administrativo, a honestidade e a disposição de luta do Ministro Fernando Bezerra, aqui me encontro para solicitar desta Casa o apoio ao Ministro, para que S. Exª possa realizar o grande trabalho que tem para com o País.

Gostaria de encerrar as minhas palavras com um pensamento do próprio Ministro. S. Exª afirmava categoricamente que jamais seria o coveiro da Sudene ou da Sudam, mas, sim, o construtor de um novo Brasil, elevando à categoria de regiões desenvolvidas o Norte e o Nordeste brasileiro. Então, nós, nordestinos e nortistas, devemos ter confiança, coragem e dar ao Ministro, nesta hora, o apoio que S. Exª precisa para realizar esse grande trabalho em prol do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/04/2001 - Página 6713